Hospital Imigrantes inaugura novas suítes de parto em Brusque
Cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira
Cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira
O Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque, administrado pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), inaugurou na noite desta quarta-feira, 10, suas novas Suítes de Parto. A cerimônia foi realizada com a presença de autoridades, equipe médica, colaboradores e comunidade.
Os quartos inaugurados são especializados em pré e pós-parto, com ênfase na excelência e humanização do atendimento.
São três novas suítes 100% reformadas, sendo duas delas com banheira e acesso exclusivo ao novo jardim do hospital – espaço de relaxamento e descanso para as gestantes usufruírem durante o trabalho de parto e no pós-parto, também apresentado ao público na oportunidade.
A diretora geral do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, definiu o momento como o início de uma nova trajetória.
“Desde que chegamos aqui, em 2018, uma das coisas que a gente mais prezou foi o acolhimento. E durante a pandemia, que foi um evento bastante difícil para todos, a nossa maternidade se fortaleceu muito. Enquanto muitas maternidades da região ficaram inseguras e não permitiam o acesso de fotógrafos e doulas no ambiente do nascimento, nós sempre permitimos, com bastante cuidado. Em fevereiro deste ano, quando o Instituto Maria Schmidt chegou para iniciar uma nova gestão, esse foi um tema muito discutido. E o Dr Robson Schmitt, que também tem uma história com a avó dele, que tem toda uma relação com o nascimento e com acolhimento, abraçou nossa ideia de iniciar as reformas do Hospital pela Maternidade”, explica Fernanda.
Segundo o diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt, o objetivo do instituto é fazer o Hospital crescer e se desenvolver, mas sem perder a sua essência.
“O Hospital participa da história de Brusque como a grande maternidade, onde uma grande parte da população veio a nascer. Com isso, nós elencamos o projeto da maternidade como o primeiro projeto a ser executado, entre muitos outros que virão no Hospital Imigrantes. Esse projeto nos dá um sentimento de felicidade, por tentarmos recuperar a credibilidade que essa maternidade teve um dia e a confiança da população para que ela tenha segurança de que essa unidade de saúde volte a ter aqueles tempos gloriosos do passado, que tanto ajudou a população de Brusque”, afirma.
O prefeito interino André Vechi reforçou a importância do Hospital Imigrantes. “Sempre que uma unidade como o Imas, ou outro hospital, consegue se desenvolver, crescer e ofertar mais serviços à população, é a cidade que ganha com isso. E naturalmente a Prefeitura também é parceira nesse sentido. Estamos lançando alguns credenciamentos pelo SUS e espero que possamos concluir isso em breve para que toda população possa ter acesso. Da minha parte, a Prefeitura está à disposição, o meu foco é de fato poder avançar na saúde”, enfatiza.
Para a psicóloga clínica e perinatal, lonara Spengler, que também é doula, a noite entra para história de Brusque referente a humanização do parto. “O Hospital Imigrantes já é reconhecido como referência em partos, oferecendo atendimento e espaços únicos em comparação a outros hospitais da região. Desejamos que esta iniciativa possa contribuir para fortalecer o trabalho em equipe multidisciplinar, tão necessário. Que essa inauguração seja o início de uma nova era em relação ao parto e ao nascimento, onde a humanização e a empatia possam ser priorizadas”, comenta.
Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem à antiga gestora da maternidade, a enfermeira Erna Jonk Weingartner (92 anos), que trabalhou por mais de 20 anos como chefe geral/diretora e também realizou diversos partos.
Ela foi a convidada de honra e recebeu uma placa comemorativa pelo seu trabalho dedicado à comunidade com partos humanizados, mesmo muito tempo antes de existir o conceito.
“Estou muito emocionada em poder participar desse evento hoje, que coisa linda. No passado era tudo muito diferente, eu poderia falar muito tempo sobre isso. Já faz anos desde a inauguração dessa maternidade, que ocorreu em 1963, e eu me lembro tão bem da transferência da velha para a nova. Foram tempos muito bons, nós éramos uma comunidade unida e todos achavam que a maternidade era deles. Mas eu vejo também o mundo passar e vejo como teve progresso também no Hospital, espero que nessas suítes de parto nasçam muitos brusquenses e que sejam bons cidadãos”, discursou. Ao final de suas palavras, dona Erna foi aplaudida de pé pelos convidados.
A programação do evento também contou com um Painel de Saúde sobre a “importância da equipe multidisciplinar no parto humanizado” e exposição fotográfica, com momentos marcantes de nascimento para diversas famílias, registrados por renomados fotógrafos da região.
Participam do painel os ginecologistas e obstetras Dr. Darlei Dawton Colzani e Dr. Paulo Ricardo Soares dos Santos, a pediatra Dra. Kaline Canal, a psicóloga clínica e perinatal, lonara Spengler, que também é doula, a doula Bianca Rudge, a fisioterapeuta Amanda Roque e Julia de Souza, enfermeira de Educação Continuada da Unidade IMAS Itajaí, que falou sobre acolhimento.
Já a Exposição Fotográfica, que está instalada nos corredores da Maternidade, contou com cinco artistas: Aline Zabel Moraes Gonçalves, Ellen Mendes de Campos, Jacques Hercílio da Cunha e Simone dos Santos Teixeira. As fotos registram o momento mais especial na vida das famílias e emocionaram os convidados.