Empresário - herbertpastor@omunicipio.com.br

Empresário - herbertpastor@omunicipio.com.br

Comentários sobre as eleições de 2020

Herbert Pastor

Com a divulgação dos resultados das urnas do segundo turno, no  anoitecer do  último domingo, encerrou-se oficialmente a etapa derradeira das eleições municipais de 2020, tranquilas, sem dúvida, visto que a maioria dos postulantes optaram por abrir mão dos improdutivos embates ideológicos, tão em moda nos dias atuais, para ocupar-se do que realmente interessa: os problemas paroquiais e os desafios nacionais como a pandemia e a subsequente crise econômica.

Os grandes vencedores destas eleições municipais foram os partidos do centro como o DEM, PSDB, PP, MDB e PSD que, com moderação e equilíbrio, souberam conquistar o eleitorado, abocanhando a maior parte das prefeituras em disputa. A taça do “grande perdedor” coube ao Partido dos Trabalhadores, que pela primeira vez em sua história viu-se alijado do comando das prefeituras em todas as capitais da Federação.

Jair Messias também nada teve para comemorar, pois praticamente todos os candidatos ungidos com a bênção presidencial não foram eleitos. Especialmente eletrizante mostraram-se os duelos do segundo turno em Porto Alegre, Recife e São Paulo onde partidos de centro direita conseguiram nocautear coligações da esquerda, até as próximas eleições, por enquanto.

Em são Paulo, maior colégio eleitoral do país, a vitória de Bruno Covas do PSDB reveste-se de uma importância especial, pois ao que tudo indica caberá ao alcaide paulistano, juntamente com o governador João Doria, aglutinar as forças centristas que deverão enfrentar o bolsonarismo nas eleições presidenciais de 2022.

Bolsonaro, profundamente abatido com os resultados das eleições americanas que varreram da Casa Branca o idolatrado Trump, treme na base ao imaginar que o mesmo possa lhe acontecer acá nos trópicos, e para prevenir já copiou a estratégia de seu mentor, passando a desacreditar o processo eleitoral brasileiro, suscetível a fraudes, segundo ele, e exigindo um retorno imediato às cédulas impressas. Pelo andar da carruagem, devemos preparar-nos para o retorno da TV em preto e branco.

Cá na terrinha, as eleições transcorreram sem maiores emoções, e a população viu-se agradavelmente surpreendida com as “caras novas” no cenário político da cidade. Moacir Gomes Ribeiro e os empresários Tairini Raimundi e Chico do Vinagre mostraram-se  dispostos a meter as mãos na massa e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Exemplo louvável a ser seguido por nosso empresariado, sempre dinâmico no mundo dos negócios, mas observador e reticente na política, na convicção de que o apoio a um manifesto da ACibr equivale a uma contribuição cívica mais do que generosa à prosperidade da amada Brusque imortal.