Guabiruba se recupera e termina 2021 com melhor saldo de emprego dos últimos cinco anos

Município havia perdido 245 vagas em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19

Município havia perdido 245 vagas em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19

Guabiruba registrou saldo de 491 novos empregos gerados entre janeiro e dezembro de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No geral, a cidade teve 3.679 admissões e 3.188 demissões no período.

O setor que se destaca com maior saldo de empregos formais é o da indústria, com 361 novos postos de trabalho. O setor de serviços vem em seguida, com saldo de 55 novas contratações. Em terceiro está o setor de comércio, com 54.

Até dezembro de 2021, o mês com maior saldo de empregos formais foi janeiro, com 204. Em sequência vem março, com 147, fevereiro, com 143. O pior mês foi dezembro, com saldo negativo de 177.

Visão para 2022

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, afirma que o ano de 2022 tem tudo para ser ainda melhor e que ainda há vagas disponíveis.

“Estamos felizes com os números. Para se ter uma ideia, ainda há vagas disponíveis e estamos procurando por pessoas para preencher essas vagas. Como precisamos de pessoas qualificadas, estamos tentando trazer cursos junto a entidades para que possamos oferecer oportunidades de qualificação para essas pessoas”, afirma o prefeito.

Em entrevista ao jornal O Município, Valmir afirmou as expectativas para 2022 são boas para o município e que, como crescimento no número de moradores, principalmente de outros estados, a cidade cresce mais a cada dia.

“Guabiruba cresceu bastante e deve crescer mais. Contamos com o apoio da população, dos empresários, de todo muito. Com novos moradores, novos empresários e a economia girando, conseguimos ter recursos para oferecer o melhor a todos. Sofremos com a pandemia, mas agora o cenário pode ser outro”, finalizou o prefeito.

Preocupação com a inflação

O coordenador do núcleo de empresários de Guabiruba, Vinícius Becker, também comemorou os balanços positivos.

“Tivemos um balanço positivo e um crescimento considerável, fruto do período pós-pandemia com o aquecimento e retomada da economia, puxado principalmente pelo aumento do consumo decorrente do auxílio emergencial que injetou muito dinheiro na economia, em especial nas famílias de renda mais baixa”, afirmou Vinícius.

Questionado sobre os planos e visões para 2022, o coordenador menciona a preocupação com a inflação, mas se mantém positivo.

“O ano vai iniciar com uma certa preocupação decorrente da inflação. Por um lado, o auxílio emergencial ajudou a impulsionar a economia na pandemia e pós-pandemia, por outro lado, traz consequências como o aumento da inflação, decorrente da maior procura por produtos e consumo. Em contrapartida, enfrentamos a falta de matéria prima e mercadorias no mercado, devido ao fechamento das indústrias no período da pandemia”, disse.

Ao citar os setores que podem ser afetados, Vinícius afirma que o setor industrial poderá sofrer mais do que os outros.

“Vai demorar um tempo até as coisas se estabilizarem novamente. Penso que nesse momento, o setor mais afetado será o da indústria, que não consegue manter os níveis de produção e venda. De qualquer maneira, precisamos encarar sempre com otimismo os desafios, buscando soluções para os problemas que vão surgindo pelo caminho”, finalizou o coordenador.

Empregos em Guabiruba nos últimos cinco anos

2017: 329
2018: 114
2019: 283