X
X

Buscar

Guabiruba Saneamento rastreia possíveis vazamentos em encanamentos das ruas

Trabalho ajuda a reduzir perda de água por vazamentos

A Guabiruba Saneamento rastreou possíveis vazamentos em encanamentos que estão embaixo das ruas na madrugada desta terça-feira, 14. Os equipamentos usados foram geofone eletrônico, haste de escuta e válvula pulsatória.

Iniciado em setembro do ano passado, o trabalho é feito todos os dias úteis, da noite até o amanhecer, devido ao menor fluxo de veículos e geração de sons ambientes que podem atrapalhar a escuta dos vazamentos.

“O profissional atua como se fosse um médico com seu estetoscópio. Nesse caso, ele irá identificar ruídos de vazamentos de água na rede de distribuição subterrânea”, explica o superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini.

“Nas últimas duas semanas percebemos, por exemplo, que a cidade não tem sofrido com problemas de baixa pressão, mesmo em períodos de alta temperatura e finais de semana, quando aumenta o consumo”, completa.

Dados

De acordo com o último levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2021, as perdas na distribuição de água tratada alcançaram 39,3% no Brasil. Quando a Guabiruba Saneamento assumiu a gestão do saneamento, o índice era de 46,18% no município.

Atualmente, foi reduzido para 36%, menor que a média nacional. A meta é que em até dois anos esse valor caia para 25%, percentual de referência no país.

Alto nível de perdas

O alto nível de perdas é extremamente prejudicial e agrava problemas de desabastecimento. Além de colaborar para a escassez hídrica, por conta da necessidade de captação de mais água para atender a alta demanda causada pelas perdas.

“Por todo esse benefício às comunidades, é muito importante que esse profissional seja valorizado e bem tratado por quem o encontrar pelas ruas de Guabiruba, trabalhando durante a madrugada para que todos tenham um serviço de qualidade no abastecimento de água”, ressaltou Paladini.


– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação