Grupo de Brusque participa de workshop na Alemanha

Viagem também tem o objetivo de aproximar os países e promover troca de experiências

Grupo de Brusque participa de workshop na Alemanha

Viagem também tem o objetivo de aproximar os países e promover troca de experiências

A convite do governo alemão, uma comitiva de Brusque viajou para a Alemanha no sábado, 19, para participar do Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. Além deste evento, a viagem tem o objetivo de estreitar o relacionamento político entre o município e o Distrito de Karlsruhe – coirmã de Brusque -, e promover a troca de conhecimentos.

A comitiva, formada pelo prefeito José Luiz Cunha, o Bóca; o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Prudêncio Neto; o reitor e a relações internacionais do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy e Ana Paula Bonatelli; o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger; e a engenheira ambiental do órgão, Amabilly Schvambach -, permanecerá em Karlsruhe de 20 a 28 de novembro.

O prefeito Bóca diz estar feliz com a oportunidade de realizar o intercâmbio de experiências entre os países. Para ele, é importante para Brusque aprender com cidades mais desenvolvidas em diversos setores. “Estamos muito satisfeitos com este convite e com a certeza de que o que aprenderemos contribuirá com o nosso município”.

Para o reitor da Unifebe, a viagem serve para fortalecer os laços culturais que ligam Brusque ao Distrito de Karlsruhe. Ele afirma ter as melhores expectativas em relação a este momento, já que somando esforços é mais fácil obter resultados. “Como a Alemanha é um país de primeira linha e com tecnologia de ponta, prospectaremos novas situações, que ligam à academia, que integram o projeto do clima e da sociedade como um todo”.

Durante estadia na Alemanha, a comitiva visitará a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Karlsruhe, escolas de Ensino Técnico de Bretten, a Assembleia Distrital em Karlsdorf-Neuthard e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK) – uma das principais universidades de tecnologia e engenharia da Europa. Além disso, o grupo realizará um passeio com ônibus movido a hidrogênio.

Parcerias para o clima

Um dos momentos mais importantes para os brusquenses será a apresentação dos planos de ação do 50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015 – projeto realizado com o Distrito de Karlsruhe, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O superintendente da Fundema e coordenador do projeto em Brusque, Cristiano Olinger, conta que 50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015 vem sendo elaborado há dois anos e que neste período foram realizadas viagens de troca de experiências de delegações de Brusque para países como Nicarágua e Equador, já que Colômbia, Costa Rica, Venezuela e Equador também são países que integram o projeto e tem coirmãs na Alemanha. Da mesma forma, delegações alemãs já visitaram o Brasil. Além do município brusquense, Pomerode e Blumenau representam o país no projeto.

“Depois de 18 meses de trabalho e elaboração de projetos de curto, médio e longo prazo, que será apresentado neste workshop, pretendemos trazer bastante novidades para nossa cidade e promover o desenvolvimento urbano sustentável e a mitigação climática”, diz Olinger.


A repórter Daiane Benso integra a comitiva a convite do governo alemão.


 

Recepção

Foto: Daiane Benso
Foto: Daiane Benso

A comitiva brusquense foi recepcionada na noite de domingo, 20, pelo tesoureiro distrital e diretor administrativo do Departamento II do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth. O encontro ocorreu no restaurante Aurum, no Centro de Karlsruhe. Também participou Birgit Martin, do Departamento de Escolas e Transporte Local Público de Pessoas (OPNV) e a gestora executiva da Agência de Energia e do Meio Ambiente do Distrito de Karlsruhe, Birgit Schwegle.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo