Grande onda invade orla e assusta banhistas na praia do Mar Grosso, em Laguna

Fenômeno ocorreu na tarde deste sábado e derrubou pertences das pessoas que estavam no local

Grande onda invade orla e assusta banhistas na praia do Mar Grosso, em Laguna

Fenômeno ocorreu na tarde deste sábado e derrubou pertences das pessoas que estavam no local

Os banhistas que estavam na praia do Mar Grosso, em Laguna, no litoral Sul de Santa Catarina, foram surpreendidos por uma grande onda na tarde desta sábado, 18. O fenômeno, classificado pela Defesa Civil de Santa Catarina como “freak waves” ou ondas anormais, em português, derrubou os itens das pessoas que estavam no local e causou correria. Além disso, a água invadiu grande parte da orla da praia.

A onda anormal é um grande volume de água que surge inesperadamente em locais com várias profundidades.

Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, não foram registrados graves incidentes. A ressaca, que era prevista, atingiu o litoral de toda região, mas no caso da praia do Mar Grosso, como a faixa de areia é mais curta, ela foi a mais atingida.

Divulgação

Os locais onde as “freak waves” ocorrem com mais frequência estão associados a correntes fortes que deslocam no sentido contrário ao da ondulação. Além disso, elas também podem ocorrer quando existe superposição de diferentes trens de ondas com direções e características distintas que se encontram em um ponto. A altura das ondas também influencia na formação da “freak waves”.

De acordo com informações divulgadas pelo Epagri/Ciram, havia previsão de vento forte e mar muito agitando para este fim de semana, com possibilidade de ondas de quatro metros de altura. O órgão também declarou que o deslocamento de um intenso sistema de alta pressão pelo litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocasionou a ressaca.

Os bombeiros informaram que foram emitidos alertas sobre as condições desfavoráveis para navegação de pequenas e médias embarcações em razão do mar agitado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo