GALERIA – Solenidade celebra 12º aniversário do 18º Batalhão da Polícia Militar em Brusque
Evento foi na tarde desta terça-feira
Evento foi na tarde desta terça-feira
Para celebrar o aniversário de 12 anos do 18º Batalhão da Polícia Miliar (BPM), de Busque, o comandante da unidade, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, realizou na tarde desta terça-feira, 25, a solenidade militar alusiva à data comemorativa.
O evento reuniu os prefeitos de Brusque, Guabiruba e Gaspar, demais presidentes e representantes de entidades e empreendedores que apoiam iniciativas na área da segurança pública.
A solenidade foi fechada ao público,em respeito as medidas sanitárias impostas em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Na sequência, foi realizada a entrega de brasões de Mérito Pessoal.
1º Tenente PM Fabrício Cenci
3º Sargento PM Tarcísio da Silva Joaquim
Cabo PM Diego Artur Zucco
Cabo PM Rafael Gomes Machado
Cabo PM Mauro Sapelli de Almeida
Cabo PM Pablo Roberto Borges
Soldado PM Rodrigo Kulibaba
Major PM Pedro Carlos Machado Júnior
1º Sargento PM Sérgio Bacher
3º Sargento PM Darci José Petri
Subtenente PM Dirceu Pedro Eckert
Em seguida, foi realizada a entrega de medalhas corpo de tropa.
Na categoria prata receberam a medalha:
Subtenente PM Moacir Brandes
Subtenente PM Dirceu Pedro Eckert
3º Sargento PM José Ricardo Steimback
3º Sargento PM Antônio Marcos Rocinski
Na categoria ouro recebeu a medalha:
3º Sragento PM da Reserva Remunerada Ivo Zanluca
Logo após aconteceu a entrega da medalha comemorativa do 18º Batalhão de Polícia Militar. Receberam as medalhas policiais militares e autoridades civis:
Subtenente PM Moacir Brandes
Subtenente PM RR Edenilson Ricardo de Souza
3º Sargento PM José Ricardo Steimback
3º Sargento PM Antônio Marcos Rocinski
3º Sargento PM RR José Francisco de Sousa
Prefeito Municipal de Brusque José Ari Vechi
Prefeito Municipal de Gaspar Kleber Edson Wan-Dall
Prefeito Municipal de Guabiruba Valmir Zirque
Diretor da empresa ZM Alexandre Zen
Presidente da Sindilojas Marcelo Gevaerd
Presidente da Associação Empresarial de Brusque- Acibr Rita Cássia Conti
Como último ato da solenidade, ocorreu à entrega da medalha comemorativa da 7ª Região de Polícia Militar. Receberam a homenagem:
Coronel PM RR Moacir Gomes Ribeiro
Comandante do 18º BPM Tenente Coronel PM Otávio Manoel Ferreira Filho
Delegado Regional de Polícia Civil de Brusque Fernando de Faveri
Diretor da empresa ZM Alexandre Zen
Empresário da Loja Fip – A feira da Moda em Brusque, Newton Patrício Crespi
Associação Empresarial de Brusque (Acibr)
CDL de Brusque
Por fim, de forma simbólica, foi cantado os parabéns em homenagem aos 12 anos do 18º BPM.
Em seu pronunciamento, o comandante da unidade, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, ressaltou o excelente perfil profissional dos policiais que compõem o batalhão.
O comandante também falou sobre o baixo número de policiais na corporação, responsável pela segurança de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Ainda assim, nos últimos três anos em que está à frente da equipe, a resolução de crimes tem sido expressiva.
Segundo ele, os dados elevam o nome de Brusque no cenário estadual e nacional devido seus dados estatísticos tipo “padrão europeu”, o que proporciona uma maior e melhor sensação de segurança e qualidade de vida a todo cidadão que aqui residem.
“A média nacional é de 25 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em Santa Catarina, são 12 para cada 100 mil e, na regional, sete. Orgulhosamente em Brusque, nosso percentual é de quatro homicídios para cada 100 mil habitantes. Nossa resolutividade também é altíssima. No Brasil, apenas 10% dos homicídios são elucidados. Em Santa Catarina, 40% e, em Brusque, os índices são superiores a 90%. Isso é resultado da parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícia, Magistratura, Ministério Público, as prefeituras, o empresariado e a sociedade civil organizada”, cita o comandante.
Ele destacou o papel da Polícia Militar e do Batalhão perante a sociedade, a importância da credibilidade e parceria que existe com as demais instituições, em especial com a Polícia Civil, com o empresariado e com a sociedade em geral, resultando em nos números frente ao combate ao crime e ao criminoso.
Representando o Comando Geral da Polícia em Santa Catarina e o Governador do Estado, o tenente-coronel Jefferson Schmidt, enalteceu o trabalho de excelência desenvolvido pela corporação na cidade. “O bom trabalho sempre será reconhecido. Agradeço o empenho que cada um tem dado e que tem refletido nas demais cidades da regional, formada por 44 municípios”, ressalta.
O prefeito da cidade, Ari Vequi, recebeu a medalha e o diploma comemorativo, honraria que foi entregue pelos comandantes do BPM e da Região Militar.
“Mais importante que receber essa comenda é homenagear a PM e seus policiais que dão a vida pela segurança pública de nossa cidade. Em parceria com a sociedade, a corporação faz sua parte apresentando um dos os melhores índices de segurança no estado de Santa Catarina e no Brasil. As forças de segurança como Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, também têm méritos nesta conquista que tanto nos orgulham”, comentou Ari Vequi em seu pronunciamento.
A Associação Empresarial de Brusque (Acibr), a presidente, Rita Cássia Conti, e o diretor financeiro da entidade, Alexandre Zen, também receberam medalhas comemorativas e diplomas na solenidade.
“É uma honra receber esta homenagem e só posso reforçar nossa intenção de contribuir com as polícias Militar e Civil. Somos parceiros, lutamos pela manutenção dos Fundos e, neste momento, reivindicamos no Estado mais efetivos para a região. Agradeço e parabenizo o comandante Otávio pelo excelente trabalho e os ótimos resultados alcançados na segurança pública, que eleva Brusque ao quinto lugar neste ranking nacional. Enquanto sociedade civil organizada, queremos nos fazer presentes e ajudar”, atesta a presidente da Acibr, Rita Cassia Conti.
Por volta de 1862 é registrada a chegada dos primeiros quatro policiais na então Vila de Brusque, vindos do 1º Batalhão de Força Policial de Florianópolis. O objetivo era apaziguar os constantes conflitos e confrontos entre povos indígenas e os primeiros colonizadores.
Em 23 de fevereiro de 1888 o Batalhão da Força Policial destaca novos policiais vindos da 1ª Companhia de Itajaí, formando em definitivo o primeiro destacamento fixo da cidade.
Em 1946, a então Força Pública de Segurança, passa a se chamar Polícia Militar e a unidade de Brusque é elevada a Pelotão, subordinado a Companhia de Blumenau.
Em 1990 a unidade passa a ser uma Companhia Especial e em 1991 oficialmente, 1ª Companhia do 10º Batalhão de Blumenau, fixando-se no atual endereço, rua Durval da Luz, bairro Santa Terezinha.
Em 25 de maio de 2009, é instalado o 18º Batalhão, subordinado a 7ª Região Militar de Blumenau.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: