A cavalos, em tobatas, carroças e tratores, diversas pessoas participaram do Desfile tradicional dos Colonos na manhã deste domingo, 5. A ação fez parte da programação da Festa da Integração, em Guabiruba, que ocorre neste fim de semana no salão da igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré.
Com saída da Prefeitura, parte da rua Prefeito Carlos Boos foi fechada para o desfile. Ao longo da via, familiares e amigos aguardavam pelos colonos nas calçadas, que movimentaram a região mesmo sob chuva fraca.
Dentre eles, estava o morador de Brusque Maicon William Schaefer, de 33 anos, que veio com a família. Maicon conta que participa desde criança do desfile e, desta vez, trouxe o filho Carlos Eduardo, 6, para participar pela primeira vez.
“Foi uma caminhada gostosa, com bastante gente e é bem familiar. Foi bem tranquilo, se Deus quiser, ano que vem estaremos de volta”, diz.
A experiência também foi uma novidade para Janine Pollheim, 15, que carregava a bandeira do Brasil na frente de todos.
“Foi a minha primeira vez. É legal que o desfile junta todo mundo, tem parentes de outras cidades que vêm para prestigiar a festa da cidade e encontrar os amigos”, comenta.
Após três anos de espera
Outra participação foi de Jorge Luiz Kohler, 64, que mora próximo do local, na rua Pomerania. “Foi muito bonito, todo mundo colaborou, o desfile foi bem organizado, com todos conscientes que é importante. Todos estão de parabéns”, avalia.
A última edição da festa foi realizada em 2019. Entretanto, em 2018, o evento não aconteceu devido à greve dos caminhoneiros. Já em 2020 e 2021 a pandemia da Covid-19 impediu a realização da festa da cidade.
“O pessoal estava esperando, praticamente três anos sem. Então, o pessoal esperava, queria sair de casa, ver alguma coisa diferente. Já vimos pelo movimento de sábado que o pessoal está animado, unido, participando, vendendo o seu produto, e com as entidades presentes. Isso tudo é muito importante”, completa Jorge.
Neste ano, a Festa da Integração abre as comemorações do aniversário de 60 anos de Guabiruba, celebrado no dia 10 de junho.