GALERIA – Crianças de creche de Brusque aprendem sobre empreendedorismo em projeto de costura

Peças produzidas pelos alunos serão disponibilizadas para venda na próxima edição do Sábado Fácil

GALERIA – Crianças de creche de Brusque aprendem sobre empreendedorismo em projeto de costura

Peças produzidas pelos alunos serão disponibilizadas para venda na próxima edição do Sábado Fácil

Pequenos de 4 a 6 anos já estão aprendendo sobre empreendedorismo enquanto produzem peças artesanais no CEI Nova Brasília. O projeto Exploradores Empreendedores: descobrindo o mundo dos negócios foi idealizado pela professora Milene Tavares e é realizado com os alunos do pré I e pré II.

A ideia para criar o projeto surgiu durante uma formação continuada aplicada pela Secretaria de Educação de Brusque, no mês de junho. Milene pôde explorar diversos espaços de aprendizagem lúdicos e a área da costura chamou atenção.

A professora ficou motivada com a ideia e decidiu desenvolver um projeto para os alunos no CEI Nova Brasília. Para isso, ela precisou receber a autorização da gestão para adquirir uma máquina de costura.

“Nesse processo, contei com a colaboração das famílias e as crianças ficaram empolgadas com a ideia desse novo espaço. Juntos, construímos coletivamente e começamos a aprender a utilizar a máquina, criando pequenos objetos”, comenta.

Milene explica que o projeto consiste em desenvolver peças artesanais, com foco na costura simples, além de produzir uma variedade de itens, como elásticos de cabelo e bolsas reutilizáveis para supermercado, chaveiros, cachepô, vidros de conserva decorados, canecas decoradas e bordados.

Os alunos também exploram técnicas de bordado de ponto russo com a agulha mágica, decoram potes de conserva, criam chaveiros, trabalham com telinha de lã e confeccionam cachepôs de crochê. “Essas atividades permitiram que as crianças exercitassem sua criatividade e habilidades manuais, além de proporcionarem a oportunidade de explorar diferentes materiais e técnicas artísticas”, enfatiza a educadora.

Durante a produção das peças, os pequenos também foram introduzidos à cultura brusquense e acompanharam um vídeo sobre as máquinas de tear. Eles puderam ver a evolução do maquinário e a funcionalidade ao longo do tempo.

Crianças viram potencial

A ideia de vender as peças confeccionadas partiu das crianças, que enxergaram na atividade um potencial para arrecadar dinheiro com aquilo. Foi a partir disso que a professora percebeu a necessidade de abordar o empreendedorismo na sala de aula. “Essa demanda partiu diretamente das crianças, o que me motivou a explorar esse tema em sala de aula”, celebra.

A primeira venda foi um momento emocionante para a turma. A cliente foi a diretora Carina, que estava visitando a turma e demonstrou interesse em adquirir uma das peças confeccionadas pelos pequenos. As crianças explicaram o valor do produto e efetuaram a venda. “A alegria delas ao receber o primeiro dinheiro proveniente da empresa foi contagiante. É um marco significativo para todos nós e um sinal encorajador do nosso potencial empreendedor”, explica a educadora.

De acordo com a professora, os pequenos também exploram a temática das famílias empreendedoras, trabalhando os números de forma lúdica. Eles desenvolveram gráficos que representam as diferentes atividades empreendedoras das famílias e utilizam elementos visuais e numeração para registrar e analisar os dados.

Durante as atividades os alunos utilizam simbolismo para brincar de loja de brinquedos. Os pequenos também exploraram o conceito de cédulas, comprando e vendendo produtos. “Usando a imaginação, elas se aventuraram em cálculos, como quando Henrique disse: ‘10 com 10 dá vinte, o que vale no dinossauro”, explica Milene.

Aliado à costura dos brinquedos, a professora também trabalha a comunicação oral e a função escrita, que são importantes para o desenvolvimento do letramento..

O projeto também tem um grande envolvimento dos pais, que oferecem doações de materiais e auxiliam conforme a necessidade da professora. Em uma reunião recente, alguns pais se voluntariam para ajudar as crianças a criar formatos de bolsas, além de buscarem materiais e patrocínios para o projeto.

Esse processo foi importante para os pequenos conhecerem as cédulas de dinheiro, o cartão de crédito e débito, além do pix. Aos poucos eles estão aprendendo sobre as técnicas de vendas e conhecendo as partes que compõem uma empresa.

Avaliação dos pais

Shirley Merisio, mãe de Heitor Merisio Vieira do Pré 1 C, confessa que ela e o filho amaram o projeto. Por ser empreendedora, ela conhece os desafios que são enfrentados diariamente. “Com esse projeto, nossas crianças conseguem ter noção do quanto é importante desde a produção dos produtos, até a venda, o contato com pessoas, o valor do dinheiro e do seu próprio trabalho”, enaltece.

Ela ainda afirma que o filho está empolgado para realizar as vendas dos produtos e agradece o empenho da professora Milene por introduzir um tema tão importante no aprendizado dos alunos.

Já o Luan Felipe Gonçalves, aluno do pré 1 C, está encantado com o projeto de costura, ama fazer os trabalhos manuais com a agulha mágica e demonstra muita habilidade com a coordenação motora. A mãe Leticia Donini Gonçalves também elogia o trabalho da professora e diz que as atividades motivam o filho a querer ir para escola todos os dias.

“É muito prazeroso ver os filhos evoluírem e adquirir habilidades em um ambiente acolhedor e enriquecido por detalhes que fazem toda a diferença”, pontua.

Na visão de Tatiane Cristina Zeverino de Borba, mãe do Henrique de Borba Neto, aluno do Pré 1 C, foi fantástico os alunos terem a ideia de venderem os produtos e a professora incentiva-los. .

“A professora Milene comprou a ideia das crianças e correu atrás para que tudo desse certo. As crianças estão muito empolgadas pra chegar o dia das vendas”.

Sábado Fácil

As peças produzidas pelos pequenos estarão disponíveis para venda à comunidade no dia 9 de setembro, durante o Sábado Fácil. A professora se reuniu com a diretoria da CDL para apresentar o projeto e solicitar autorização para inaugurar a empresa durante o dia em que o comércio brusquense fica aberto até mais tarde.

A intenção é criar uma barraquinha na praça do Centro de Brusque com banners explicando o projeto e exposição das peças artesanais criadas pelos alunos, que estarão disponíveis para venda.

“Para a CDL Brusque é muito valoroso ver o empreendedorismo sendo difundido na escola, nas primeiras idades, pois é uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico, importante para o futuro desses alunos. Estamos ansiosos por este dia e temos a certeza que este projeto é uma semente que colherá ótimos frutos no futuro”, pontuou o vice-presidente da CDL Brusque, Walter Kohler.


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