Funcionários da Prefeitura de Guabiruba pedem 15,88% de reajuste para este ano

Sinseb diz que valor é referente a perdas passadas e inflação do último ano

Funcionários da Prefeitura de Guabiruba pedem 15,88% de reajuste para este ano

Sinseb diz que valor é referente a perdas passadas e inflação do último ano

Os servidores municipais de Guabiruba decidiram, em assembleia na quinta-feira, 14, a sua pauta de reivindicações para a negociação salarial de 2019. O principal pedido é o reajuste de 15,88%.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque e Região (Sinseb), Orlando Soares Filho, explica que as perdas dos últimos anos são calculadas em 13,88%. Além disso, o sindicato pede mais 2%, o que totaliza 15,88%.

Há anos Guabiruba está com sua receita altamente comprometida com o pagamento dos servidores. Tanto é que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) notificou a prefeitura diversas vezes sobre o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo o sindicalista, essa realidade mudou. “A arrecadação da água e do lixo entrou como receita”, explica. Com isso, o percentual de comprometimento caiu para 46,17%.

Soares Filho diz que a prefeitura não respondeu os ofícios do Sinseb que questionavam sobre a arrecadação com a água e lixo. Porém, o sindicato conseguiu os dados com TCE-SC.

Os servidores também referendaram a pauta do Sinseb de lutar contra a concessão do sistema de água e esgoto em Guabiruba. O sindicato defende que a prefeitura crie uma autarquia para o serviço.

“Se Nova Trento, São João Batista, Brusque e Gaspar conseguem ter um administrador do município, por que Guabiruba não pode?”, pondera Soares Filho. O principal interesse do sindicato na questão é que com isso a receita das taxas entra no caixa municipal e reduz o comprometimento com a folha.

O Sinseb também pede que o auxílio-alimentação que hoje é de R$ 11 por dia passe para R$ 18 diários. Até 2017, o vale era de R$ 10, até que no ano passado teve aumento de 10%.

Sobre as outras pautas, o sindicato também voltou a debater a questão do achatamento da carreira do magistério. Soares Filho diz que como a prefeitura apenas complementa os salários dos professores até chegar ao piso, há muitos pós-graduados com remuneração próxima ou igual a de iniciantes.

A pauta de reivindicações do Sinseb tem 11 cláusulas. Ela deverá ser protocolada na prefeitura nesta terça-feira, 19.

A prefeitura deverá levar alguns dias para se manifestar com uma contraproposta. O prefeito Matias Kohler irá se manifestar sobre a negociação após receber a pauta do sindicato.