Freezer do Saber já distribuiu mais de 600 livros desde ano passado em Brusque

Iniciativa do professor Alcino Müller e de seus alunos é proporcionar aos usuários do transporte coletivo uma opção de leitura gratuita

Freezer do Saber já distribuiu mais de 600 livros desde ano passado em Brusque

Desde o ano passado, o professor Alcino Müller e seus alunos instalaram o Freezer do Saber no Terminal Urbano do Centro. A ideia do projeto é que os usuários do transporte coletivo possam aproveitar o tempo para folhearem, lerem ou mesmo levarem para casa os livros que estão dentro do freezer.

“A possibilidade foi discutida com meus alunos e nós percebemos que várias cidades do Brasil usavam geladeiras para projeto semelhante. Decidimos usar um freezer. Nós alimentamos semanalmente com livros que nos são doados pela comunidade. Qualquer pessoa pode pegar o livro que desejar, pode devolver ou não, e, claro também pode alimentar”.

Müller é professor de Língua Portuguesa e Literatura na escola Estadual Ivo Silveira, Escola Fundamental Cedro Alto e também trabalha com Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola municipal do Paquetá.

Ele e os alunos consultaram a Maroma Sorvetes, que forneceu um freezer para o projeto. Alunos de Publicidade e Propaganda da Unifebe desenvolveram a arte enviaram quatro opções para escolha dos responsáveis pelo projeto. “Nesse do terminal, homenageamos três escritores de Caxias, no Maranhão, como Gonçalves Dias. No próximo, vamos homenagear escritores de Brusque e região.”

A prefeitura cedeu o local no Terminal para a instalação do freezer. Além disto, o projeto conta com apoio do EJA da rede municipal e da Lexicall escola de idiomas.

Mais de 600 livros já foram distribuídos pelo projeto. No momento, por causa da pandemia e também das reformas no terminal, o freezer foi recolhido, mas o objetivo, segundo Müller é ter outro Freezer do Saber na Praça das Esculturas. “Tão logo as atividades voltarem a normalização, vamos providenciar”, garante.

O projeto Freezer do Saber aceita doações através do telefone (47) 99242-5245.