Fim de uma história: demolição do antigo salão São Pedro é concluída em Guabiruba
Espaço foi inaugurado em 7 de março de 1959 e foi palco de inúmeras festas da comunidade
Com a limpeza dos entulhos do terreno, foi concluída totalmente na última semana o trabalho de demolição do antigo Salão São Pedro, de Guabiruba.
A demolição do tradicional espaço de festas do bairro iniciou no ano passado, no mês de setembro. O local não era mais utilizado desde 2005, quando o Corpo de Bombeiros não renovou o alvará de funcionamento, devido aos problemas na estrutura do salão.
“Em 2004 foi feita a última festa dele. A festa do padroeiro de 2005 já foi no salão novo, que foi construído às pressas”, lembra o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Norberto Cota.
Com o novo salão do bairro, o antigo não foi mais utilizado. Os bailes, festas e outros eventos ali realizados ficaram apenas na memória. Com o passar dos anos, a estrutura do salão foi se deteriorando.
Norberto destaca que antes de tomar a decisão de demolir o salão, o CPC até tentou a possibilidade de reformar o espaço, no entanto, devido às condições precárias da estrutura, nenhum pedreiro quis se responsabilizar pela obra.
Então, a solução encontrada foi a demolição. “A rua São Pedro cresceu muito e o salão ficou abaixo do nível da estrada. Não tinha como mexer, porque estava muito abaixo da rua. Além disso, era comum cair telhas e outros pedaços do salão nas casas vizinhas. Ficou muito perigoso”, explica.
Inaugurado em 3 de março de 1959, Norberto destaca que o local nunca passou por uma grande reforma, apenas pequenos reparos ao longo dos anos. “Não tem nenhum sinal de reforma. No sótão do salão tinha uma sala para guardar coisas. A sala foi construída com madeira de pinus e estava infestada de cupims”.
Por enquanto, o terreno onde ficava o salão, que é de propriedade da capela São Pedro, ficará vazio. “A princípio, a ideia é deixar o lugar limpo, para segurança mesmo. Não tem nenhum plano para o local até o momento”.
Muitas histórias no salão
Desde sua inauguração, o salão São Pedro foi palco de inúmeros eventos. A festa do padroeiro, São Pedro, realizada sempre em junho, era um dos pontos altos do espaço.
Outro evento sempre muito aguardado pelos moradores do bairro e de toda a cidade, era a festa de ano novo. Inúmeros bailes, aniversários, casamentos, também foram realizados no local, que foi construído pela igreja com o apoio da comunidade.
No auge do salão, era preciso reservar o espaço para casamentos com dois anos de antecedência. Além das festas, o local também era utilizado para catequese, clube de idosos e de mães.
O salão São Pedro, inclusive, foi onde o famoso teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre foi realizado pela primeira vez. “Foi ali no salão que tudo começou, com a Associação Artístico Cultural São Pedro. Naquela época, somente moradores do bairro São Pedro participavam. O teatro foi feito no salão uns dois ou três anos, depois já foi feito na rua e na escadaria da igreja, devido ao grande público”, recorda.
Nas redes sociais, moradores do bairro lembram com saudade dos tempos áureos do salão São Pedro. Em publicação no grupo Curto Fotos Antigas de Guabiruba, inúmeros são os comentários relembrando de festas memoráveis realizadas no local.
Muitos também lamentam a decadência da estrutura, que já foi um dos símbolos do bairro São Pedro e também de Guabiruba. “É uma pena, mas a demolição foi necessária, principalmente pela segurança das casas vizinhas. Ele ficará agora na nossa memória”, afirma Norberto.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube