Filas, troca de urna e falta de mesários: confira balanço da manhã do domingo de eleição em Brusque

Juiz da 86ª Zona Eleitoral comenta situações registradas durante manhã

Filas, troca de urna e falta de mesários: confira balanço da manhã do domingo de eleição em Brusque

Juiz da 86ª Zona Eleitoral comenta situações registradas durante manhã

O juiz da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Edemar Leopoldo Schlosser, fez um balanço do início da manhã deste domingo de eleição, 30, em Brusque. O magistrado afirma que houve uma situação envolvendo troca de urna.

Conforme Edemar, por causa das filas já registradas no primeiro turno, a tendência seria de que mais pessoas fossem votar no início da manhã, o que, segundo o juiz, pode justificar o registro de grandes filas nos locais de votação e demora para votar.

“Esta situação das filas se justifica porque o eleitor já vai procurar [votar] de manhã cedo. Estávamos preparados para isso. Já no primeiro turno, muita gente esperou na fila. Então, as filas ocorrem exatamente porque muita gente está indo votar no início da manhã”, afirma.

O magistrado diz que as maiores filas registradas em Brusque têm, em média, de 40 a 50 eleitores. Ele acredita que haverá diminuição ao longo do dia, sobretudo após às 11h. Conforme Edemar, o fluxo também deve aumentar novamente no início da tarde.

Urna trocada

Em uma seção da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, houve registro de problema envolvendo uma urna. Na ocasião, a urna precisou ser substituída por outra. A votação no local transcorre normalmente, conforme informou o juiz.

“No momento de ligar a urna, ela apresentou problema. Então, quando já se identifica no início da votação que a urna está com problema, é comunicado ao cartório e o cartório envia outra urna para substituir. [A urna com problema] já foi substituída e a votação naquela seção está ocorrendo”, comenta.

Falta de mesários

Até às 9h30 deste domingo, foi registrada a falta de comparecimento de cerca de dez mesários nos locais de votação da 86ª Zona Eleitoral. Edemar afirma que também aconteceram situações de atrasos. Os problemas foram resolvidos no próprio local de votação.

“A falta de mesário é até compreensível. Precisamos entender que temos 335 seções eleitorais. Então, isso envolve 1,2 mil mesários convocados. [É possível] que alguém se sentiu mal ou teve alguma outra situação que fez com que a pessoa não pudesse ir”, finaliza.


Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:

1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias


– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo