Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger terá atrações em Brusque
Evento acontecerá no dia 26 de setembro, no Instituto Aldo Krieger e depois seguirá para Florianópolis
Evento acontecerá no dia 26 de setembro, no Instituto Aldo Krieger e depois seguirá para Florianópolis
De 26 a 30 de setembro, Santa Catarina receberá a segunda edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (MCB) Edino Krieger, com atividades gratuitas e abertas ao público.
Neste ano, além de trazer para o Sul do Brasil uma mostra significativa da produção musical da atualidade e criar espaço para a divulgação de novos compositores, por meio do Concurso de Composições, o festival celebra os 90 anos do maestro brusquense Edino Krieger e faz homenagem especial ao compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.
Veja também:
Número de eleitores na região de Brusque cai pela primeira vez desde 2000
Morre Orlando Muller, o Pipoca, um dos fundadores dos Jasc
Tribunal de Justiça nega recurso e acusado de homicídio irá a júri popular em Brusque
As atividades do festival acontecem em palcos diversos. Em Brusque, o evento será no Instituto Aldo Krieger (IAK). Em Florianópolis terá atrações no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no auditório do Departamento de Música da Udesc e nos teatros Álvaro de Carvalho (TAC) e Ademir da Rosa (CIC).
O Festival MCB Edino Krieger é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, apresentado com apoio cultural da rede de Supermercados Angeloni e produzido pelo Grupo Sintonize. Recebe também o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Lira Tênis Clube e Concessionária Santa Fé. Conta com a parceria da Udesc, TV UFSC, 30 # e Camerata Florianópolis. É uma realização da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
Novos compositores
Tendo como inspiração as Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, idealizadas por Edino Krieger, o Festival realizado em sua homenagem terá um concurso de composições, sendo um dos únicos eventos no Sul do Brasil que incentiva a criação entre novos compositores. Em 2018, o concurso alcançou 29 universidades, recebendo 108 composições, das quais nove foram selecionadas e serão executadas para o público, no dia 28 de setembro, no TAC.
Encontro de gerações
O espetáculo de encerramento do festival trará ao público a apresentação de obras de Aldo, Edino e Edu Krieger. O espetáculo contará com um sexteto conduzido por Edu Krieger e também com a presença do Octecto Vocal da Polyphonia Khoros. O show será gratuito e acontecerá no palco do TAC, dia 30 de setembro, às 20h.
Sobre Edino Krieger
Nascido em Brusque em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Entrou no Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music, de Nova Iorque, tornando-se um dos principais nomes da criação musical brasileira.
Veja também:
Conheça a preparação do Brusque, os adversários e a fórmula da Copa Santa Catarina
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Mulher é encontrada morta em rua de Indaial
Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Sua vida é coroada por diversas conquistas, prêmios e homenagens.
Foi presidente da Academia Brasileira de Música e recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação e foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina.
Serviço
O que? II Festival Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger
Quando? 26 a 30 de setembro de 2018
Onde? Brusque e Florianópolis
Quanto? Gratuito
Mais informações: e-mail: contato@mcbsc.com.br