Festas juninas e julinas aquecem as vendas em supermercados
Pipoca, pinhão e vinho são alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores
As festas juninas e julinas são responsáveis por aquecer as vendas nos supermercados de Brusque durante os dois meses. Conforme levantamento em estabelecimentos pesquisados pelo Município Dia a Dia, o incremento é significativo, principalmente de itens como pipoca, pinhão e vinho.
Leia também: Crise prejudica negociações salariais entre sindicatos em Brusque
O gerente de compras do Archer, Udo Wandrey, conta que desde a segunda quinzena de maio, quando as lojas são enfeitadas a caráter, a procura pelos produtos já inicia. Segundo ele, neste período, maria-mole, rapadura, paçoca, amendoim, arroz doce, cocadas e também vinhos são vendidos frequentemente. “São produtos sazonais, que vendemos só nessa época. Mas em dois meses é comercializado o que não é durante o ano todo”.
O gerente ainda completa: “É um sucesso de vendas. Depois do Natal e da Páscoa, é uma das épocas em que mais se vende”.
No Barateiro, logo que as temperaturas começaram a cair, a procura por itens relacionadas às festas juninas e julinas aumentou. O proprietário José Francisco Merísio diz que o incremento é de 50%, principalmente de pipoca, vinho e pinhão. “São produtos que têm procura intensa nessa época. É que nem tainha, mudou o clima e as pessoas começam a comprar”, compara.
Merísio afirma que as escolas são compradoras em potencial, já que muitas realizam as tradicionais festas. “É um ótimo período para nós. O frio colaborou para que mais cedo as escolas e a população em geral começassem a buscar por estes produtos”.
No Bistek, o crescimento nas vendas também é significativo. O gerente Evandro Bez afirma que durante todo o período a procura é grande. Batata doce, aipim, amendoim, paçoca, pé-de-moleque, pinhão, quentão e vinho são os itens mais consumidos. “É uma variedade muito grande e tem saída. As escolas também compram para as festas. Todo ano é uma aposta muito boa que fazemos em relação a este período”.
Efeito sazonal
O efeito sazonal causado pelas festas juninas contribui para o bom desempenho das vendas nos supermercados. O gerente de economia e pesquisas da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Rodrigo Mariano, diz que um fluxo maior de consumidores nas lojas em busca de produtos para festas juninas e julinas impulsiona a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
O economista afirma que os supermercados que apostam na decoração criativa, intensificando o clima festivo da data e proporcionando um ambiente favorável para a realização das compras, também atraem mais clientes.