Com três décadas de pioneirismo, qualidade e credibilidade, a Farmácia Dehon Brusque comemorou 32 anos de abertura no município. Para festejar a data, um amplo evento movimentou a sede do estabelecimento, localizada na rua Alberto Torres, número 37, no Centro, na manhã deste sábado, 30.
De acordo com a sócia-proprietária e uma das farmacêuticas responsáveis pela unidade, Andreia Bodenmuller de Oliveira Hank, a celebração marca um momento especial da marca, já que as festividades de 30 anos foram adiadas por conta da pandemia da Covid-19, em 2020.
“Este evento foi pensado para ser uma forma de agradecimento à comunidade. Sem ela e a confiança que ela tem na gente não teríamos 32 anos de empresa”, comenta.
Com esse objetivo, foi pensado em atividades que trouxessem bem-estar. As crianças se divertiram com pintura facial, algodão doce, pipoca, área de desenhos e com uma recreadora. O evento também contou com aromaterapia com óleos essenciais, aplicação de máscara facial hidratante e atendimento com análise quântica focada no relaxamento.
Além disso, o público pôde colocar a mão na massa e fazer um sabonete líquido, com a base, o aroma e o glitter, e levá-lo para casa e, depois, desfrutou de um delicioso café.
Andreia ressalta que a conexão com a comunidade faz parte da essência da Dehon, que trabalha para compartilhar informações científicas e novidades do mercado. “Acreditamos que a informação liberta. Se eu tenho a informação, eu sei escolher o que é melhor para mim, principalmente na área da saúde. Trabalhamos muito da prevenção até a humanização, desde as questões de consciência ambiental até a ajuda ao próximo”, explica.
Primeira de Brusque
Fundada por Ana Maria Merico, a unidade é a primeira da rede de franquias e foi a primeira farmácia de manipulação de Brusque. Além disso, também é uma das primeiras do estado. Atualmente, são 17 unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Pará.
Na unidade brusquense são 13 profissionais atuantes, desses, são dois farmacêuticos responsáveis, além dos técnicos de laboratório e área administrativa. O local conta com laboratório de cremes, laboratório específico para hormônios, de antibióticos, de citostáticos, de medicamentos controlados, de fitoterápicos e de cápsulas em geral.
Na farmácia Dehon, é possível manipular produtos da área de cosmética, tanto preventiva quanto tratamento; suplementos esportivos, de adequação alimentar e pós-operatório; e medicações.
Segundo Andreia, o maior diferencial da manipulação são as diversas possibilidades de produzir uma fórmula. Ou seja, há uma flexibilidade de formatos que o produto pode ser feito.
“A solução é da pessoa, com xaropes, shampoos, cremes, bala ou goma. Também podemos unir dois produtos em um só, caso seja compatível. Há o adesivo, que pode ser colocado no céu da boca de um idoso que não consegue engolir, por exemplo. A gente faz diferente e pensamos sempre em entender as necessidades do cliente”, ressalta.
Confiança estabelecida
A Farmácia Dehon se destaca pela forte confiança estabelecida entre clientes médicos e comunidade. A transparência no trabalho é evidenciada na estrutura da farmácia, que permite ao cliente poder acompanhar a produção em qualquer horário, além de conhecer os laboratórios.
“No nosso primeiro treinamento já passamos a importância do nosso trabalho, para que quando for manipular, a equipe sempre pense na própria mãe, no filho e em como faria o produto. Pegamos pesado nisso, pois às vezes recebemos um cliente que é criança e acabou de passar por uma cirurgia, ou uma mulher que acabou de ser diagnosticada com câncer, por exemplo. Esse suplemento fará diferença na vida de uma pessoa”, reforça.
Ainda, Andreia explica que toda a produção é feita com pesagem monitorada, por exemplo, que garante que o produto seja utilizado corretamente e nas quantidades certas.
“Temos um sistema de controle bem rígido e de treinamento contínuo dos nossos profissionais. A gente preza muito por isso e essa confiança é o que nos mantém no mercado. O pote de uma indústria é igual em qualquer farmácia, agora a manipulação depende de quem está nos bastidores e quem está na administração”, salienta.
Os cuidados perpassam todos os setores, desde a limpeza até o atendimento. Sem contar o cuidado energético, pois tudo é feito e entregue com muito amor.
Produções e processos
Evoluções ao longo do tempo
A farmacêutica aponta diversas mudanças nas últimas três décadas. Uma delas foi o preconceito, principalmente de profissionais da saúde com a farmácia de manipulação e em relação ao material utilizado. “Com o passar dos anos, a Dehon ganhou muito espaço com confiança no município. Fazer esse trabalho diferenciado para as pessoas é o que nos move”, conta.
Conforme Andreia, um fato que marcou a história da farmácia foi quando o empreendimento trouxe o doutor Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo, a Brusque. Ele é autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas, além de ter 40 livros publicados, sendo 15 deles best sellers, 26 traduzidos para outros idiomas, hoje disponíveis em mais de 40 países.
Com foco na atualização e na divulgação de informações, a Farmácia Dehon realizará um grande evento para profissionais da área da saúde em outubro. Seis grandes palestrantes nacionais da área estarão em Itajaí e somarão na história do empreendimento, que sempre se adaptou e buscou formas de melhorar a qualidade dos serviços.
“Ao longo dos anos, o que mudou muito foi o conceito de prevenção, que precisa ainda ser trabalhado muito no Brasil. Hoje a produção de medicamentos não é mais o nosso carro chefe, trabalhamos muito com suplementos e complemento alimentar. Abraçamos e acreditamos muito nisso, por isso realizamos os eventos, para instruir os nossos profissionais. São os médicos, nutricionistas, biomédicos, os próprios farmacêuticos”, completa.
Farmácia Dehon Brusque
Rua Alberto Torres, 37, Centro – Brusque/SC
E-mail: brusque@farmaciadehon.com.br
Telefone: (47) 3351-4623