Férias escolares: conheça quatro pontos turísticos de Brusque para visitar no recesso

Passeios carregam a cultura e história do município

Férias escolares: conheça quatro pontos turísticos de Brusque para visitar no recesso

Passeios carregam a cultura e história do município

Durante o mês de julho, ocorre tradicionalmente as férias escolares. Com isso em vista, a Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque (FCB) indica a visita da população em quatro locais culturais do município. Os espaços carregam em si um pouco da história brusquense, além de democratizar o acesso à cultura e a arte.

O primeiro destino é o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, também conhecido como Museu de Azambuja, que está localizado no bairro Azambuja, em frente ao Hospital.

Instalado em um prédio histórico construído em 1907, o museu abriga o maior acervo de arte sacra popular do Brasil. Os visitantes podem apreciar obras de arte sacra, objetos litúrgicos e conhecer a história da região.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Para mais informações é possível entrar em contato pelo telefone (47) 3396-0296. A entrada é R$ 10 por pessoas. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h e das 13h30 as 17h.

Museu Casa de Brusque

Já o Museu Casa de Brusque é mantido pela Sociedade Amigos de Brusque, e é mais um destino para as férias.

Desde 1971, está aberto à visitação pública e preserva um importante acervo documental, fotográfico, bibliográfico e objetos relacionados à história do Vale do Itajaí-Mirim.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

O museu é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e coleta de documentos, desde 1953. É possível encontrar relatórios históricos, fotografias antigas e objetos que contam a história da região. É possível obter mais informações pelo telefone (47) 3351-2132, pelo email casadebrusque@gmail.com, ou ainda pelo site da Instituição.

O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
É necessário agendamento prévio por e-mail para grupos.

Instituto Aldo Krieger

O terceiro destino é o Instituto Aldo Krieger (IAK), que foi criado em 2002 para celebrar o centenário de nascimento do músico brusquense. Localizado no Centro de Brusque, o IAK é uma sociedade privada sem fins lucrativos.

O museu tem como objetivo promover, fomentar e apoiar atividades relacionadas à manutenção, conservação e divulgação do acervo do Maestro Aldo, que inclui instrumentos musicais, objetos pessoais e toda a obra musical do artista.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (47) 99972-1735, pelo email institutoaldokrieger@gmail.com, ou ainda pelo site do IAK.

O horário de funcionamento é segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Parque das Esculturas

O último passeio é o Parque das Esculturas Ilse Teske, localizado às margens da Rodovia Antônio Heil. Ele é considerado o maior parque a céu aberto do gênero na América do Sul. Com um acervo de 41 obras esculpidas em mármore, o local conta com peças de artistas renomados, como Oscar Niemeyer e Amílcar de Castro.

Os visitantes têm a oportunidade de circular livremente pelo parque, além de apreciar e fotografar as esculturas. O parque também oferece áreas de lazer, playgrounds para crianças e espaços para piqueniques, tornando-o um local ideal para passeios em família.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Para conseguir mais informações, basta ligar para o telefone (47) 3355-8157. O horário de funcionamento: aberto todos os dias das 09h às 21h.

O diretor-geral da FCB, Igor Balbinot, convida a população para prestigiar os pontos turísticos.

“Esse é um apanhando de locais para visitar. Muitas vezes os primeiros moradores não conhecem esses lugares no município. Para você que tem um tempo, leve seus filhos, faça esses passeios divertidos, que levam a cultura de Brusque e Região. É uma ótima oportunidade nessas férias”, ressalta.


Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo