Famílias que perderam tudo nas chuvas em Brusque ainda precisam de doações

Donativos podem ser entregues na escola Alberto Preti, no Limeira

Famílias que perderam tudo nas chuvas em Brusque ainda precisam de doações

Donativos podem ser entregues na escola Alberto Preti, no Limeira

Brusque não tem mais nenhuma família desabrigada devido às chuvas do início de dezembro, mas mais de 300 ainda enfrentam os impactos. Elas perderam praticamente tudo que tinham e precisam recomeçar sua vida do zero.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Demétrio, a maioria dessas 300 famílias são do bairro Limeira. “Eles já voltaram para casa. Os que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e moravam de aluguel, alugaram outro imóvel. Os que tinham casa própria, com laudo de interdição da Defesa Civil e sem condições socioeconômicas, estão sendo atendidos pelo setor de habitação, através da assistente social que está fazendo as avaliações para encaminhar para pagamento de aluguel temporariamente”, explica a secretária.

A secretaria está organizando doações para essas famílias, que podem ser entregues na EEF Alberto Preti, no Limeira. “Precisamos de produtos de limpezas, colchões, roupas de cama, cobertores, itens de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos”, destaca,

Estragos em Brusque

Os moradores de Brusque que precisaram sair de suas casas devido à chuva no início do mês foram abrigados na Arena Brusque. Por causa do volume de água, a prefeitura chegou a decretar calamidade pública e organizar um comitê de crise.

A Defesa Civil de Brusque registrou ocorrências de alagamentos nos bairros Limeira, Limeira Alta, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Zantão, Santa Luzia, Tomaz Coelho, Dom Joaquim, Taquaruçu e Cedro Grande, que abrangem as regiões leste e sul da cidade.

Uma morte em decorrência das chuvas foi registrada. Wilmar da Silva, de 58 anos, faleceu após um deslizamento nos fundos de casa, no Poço Fundo.

No Limeira, mãe e filha foram resgatadas após se ferirem após a casa que elas moravam desabar, na localidade do Ribeirão Tavares.

Entre os estragos, duas pontes foram interditadas em Brusque. Inicialmente, a ponte da rua DJ-003, no Dom Joaquim, que já estava comprometida e a passagem estava autorizada somente para veículos leves, foi completamente bloqueada.

Na quarta-feira, 7, também foi interditada a ponte da rua David Hort, no Dom Joaquim. A passagem foi liberada após os trabalhos da Secretaria de Obras.

Um dos maiores estragos em decorrência das chuvas em Brusque foi registrado na rua ZT-013, no bairro Zantão, um caso grave em relação à engenharia.

A rua de cima cedeu e os entulhos desceram para rua debaixo, a ZT-013. As duas ficaram comprometidas e o prazo para a recuperação total é de seis meses a um ano.

– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque