Falta de nefroscópio causa atrasos em cirurgias urológicas no SUS de Brusque

De acordo com a Secretaria de Saúde, 26 pacientes aguardam na fila para procedimento na especialidade

Falta de nefroscópio causa atrasos em cirurgias urológicas no SUS de Brusque

De acordo com a Secretaria de Saúde, 26 pacientes aguardam na fila para procedimento na especialidade

Brusque tem 85 pacientes aguardando na fila de espera para cirurgia eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com ofício enviado pela Secretaria de Saúde à Câmara de Vereadores em resposta aos questionamentos da Comissão de Saúde, a especialidade com a maior fila é a urologia. São 26 pacientes que aguardam o procedimento nesta especialidade, sendo que seis deles estão na fila desde 2021.

Segundo a pasta, a maior concentração de pacientes aguardando por cirurgia nesta especialidade acontece porque o nefroscópio do Hospital Azambuja está quebrado desde o ano passado.

O equipamento é utilizado em alguns tipos de cirurgias para retirada de cálculo renal.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o conserto do equipamento, que foi doado ao Hospital Azambuja pelo Ministério da Saúde, não foi recomendado pela equipe técnica, que orienta a substituição por um novo equipamento, que tem um custo elevado.

Desde o ano passado, são realizadas apenas duas cirurgias de urologia por mês no Hospital Azambuja, com o equipe próprio da equipe médica.

O secretário Osvaldo Quirino de Souza informa que as cirurgias da especialidade que não necessitam da utilização do nefroscópio continuam sendo realizadas normalmente.

Ainda de acordo com o secretário, a fila dos procedimentos em urologia deve começar a diminuir em breve, mesmo sem o conserto do equipamento do Hospital Azambuja, já que o governo do estado fechou convênio com o Hospital Imigrantes para a realização de cirurgias de média e alta complexidade.

“Provavelmente, essas cirurgias vão começar a ser realizadas ali também, por isso, creio que logo esse problema estará resolvido. Vai ter uma fila de regulação do estado a mais e a prioridade será para as pessoas aqui da região”, diz.

Outras especialidades

Além da urologia, o Hospital Azambuja tem uma fila de espera com 12 pacientes para procedimentos de ginecologia, dois para cirurgia buco maxilo e um para cirurgia geral.

Já no Hospital Dom Joaquim, são nove pacientes aguardando para cirurgia em urologia, 16 em ortopedia, cinco para procedimento vascular, nove para cirurgia geral e outros três para proctologia.


Assista agora mesmo!

Bolo de banana saudável: alternativa deliciosa e prática para sua rotina


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo