Facebook é condenado a indenizar catarinense por falha de segurança em aplicativo
Falha resultou em golpes e dano à imagem profissional da indenizada
Falha resultou em golpes e dano à imagem profissional da indenizada
O Facebook foi condenado em ação no 3º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville a indenizar uma usuária que teve sua conta profissional copiada por estelionatários. Devido à falha na segurança do aplicativo, clientes da loja virtual foram vítimas de golpes.
A autora da ação relata que possui perfil online para divulgação, venda e relacionamento com consumidores. Porém, em novembro de 2022, soube da existência de página semelhante à sua e que aplicava golpes no mercado, comprovado por meio de boletim de ocorrência de consumidor lesado e mensagens de clientes com relatos sobre os golpes de que foram vítimas.
Ciente do fato, a autora fez diversos contatos com o Facebook para solicitar a exclusão do perfil falso, mas a conta permaneceu ativa. Já no âmbito judicial, citada, o Facebook não apresentou defesa.
Consta na decisão que houve falha por parte do Facebook em impedir a ação de terceiros contra a segurança na rede, uma vez que o perfil foi copiado, consumidores foram lesados e a imagem da autora, prejudicada.
“Não há dúvida de que a autora sofreu abalo à honra objetiva, de modo que tem direito à reparação pelo dano moral. Considero então procedente o pedido de indenização por danos morais no montante de R$ 6 mil”, definiu o magistrado.
Leia também:
1. Cachorro é encontrado acorrentado em portão de terreno baldio no Vale do Itajaí
2. Carreta pega fogo e bloqueia parcialmente trecho da BR-101
3. Havan receberá influenciadora Bruna Barbie para estreia do filme da boneca em Brusque
4. Motorista fica preso às ferragens após colisão com caminhão na BR-470, no Alto Vale
5. Homem furta carne e é abordado pela PM perto de supermercado em Brusque
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: