“Expectativa é ficar entre os dez melhores”, diz diretor da FME sobre participação de Brusque nos Jasc

Abertura oficial do evento foi na última sexta-feira, 11

Abertura oficial do evento foi na última sexta-feira, 11

A 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começou no dia 10, com a abertura oficial no dia 11, e vai até 20 de novembro, em Rio do Sul. A maior competição poliesportiva do estado reúne cerca de cinco mil atletas, além de dirigentes, equipes de apoio e árbitros. Brusque participa desta edição com 20 modalidades.

Diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes (FME), Edson Garcia diz que a expectativa para os resultados de Brusque é boa. “No ano passado, subimos de 16º para 13º (na classificação geral) e, neste ano, nossa expectativa é ficar entre os dez melhores ou, ao menos, melhorar nossa posição. Desenvolvemos estratégias para que a gente consiga melhorar nosso rendimento”.

Brusque já venceu uma categoria, o boxe masculino, que não é contabilizada para a classificação geral por ser realizada em caráter de exibição em seu segundo ano de disputas nos Jasc.

Projeções por modalidade

Em relação ao ano passado, Brusque vai participar de uma modalidade a mais – de 19 para 20. A novidade da delegação é o handebol masculino, que, segundo Edson, não participa da etapa principal do Jasc há pelo menos sete anos.

“Nos esportes coletivos, temos expectativas boas: basquete masculino, futsal feminino, voleibol feminino, ciclismo, que temos o atual campeão. Na ginástica rítmica também temos boas expectativas”.

A maioria dos atletas brusquenses chegou a Rio do Sul na manhã de sexta-feira, 11, dia da abertura oficial do evento. Apenas os representantes do taekwondo e boxe foram um dia antes, por causa do congresso técnico e pesagem.

Além dos esportes já citados, Edson destaca a capacidade de evolução no desempenho dos atletas de Brusque no futebol feminino, triathlon masculino, onde um pódio é possível, bocha Rafa feminino, tiro curto e tiro longo, e vôlei de praia masculino, onde a FME tem uma projeção bastante otimista para os próximos anos.

Retorno a 100%

Os Jasc voltam a sua plenitude após um cancelamento e uma edição com restrições. O evento, cancelado em 2020, por conta da pandemia, foi realizado em São José, no ano passado. Porém, precisou ter várias modalidades espalhadas por outros sete municípios para evitar aglomerações, além dos cuidados básicos e regras impostos pela pandemia.

Rio do Sul é sede da maior competição poliesportiva do estado pela terceira vez na história. As outras duas foram em 1971 e 1995.

– Assista agora:
Conheça residência inteligente feita sob medida para os moradores