Exame descarta suspeita de coronavírus em paciente internado em Brusque
Segundo médico, homem deveria receber altar nesta terça-feira
Segundo médico, homem deveria receber altar nesta terça-feira
Foi descartada a suspeita de coronavírus em um homem que está internado em Brusque. A informação foi repassada pelo médico infectologista que acompanha o caso, Ricardo Freitas. O resultado negativo veio após um exame de sangue.
Segundo o médico, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) informou que o paciente está liberado. De acordo com o infectologista, o paciente, que está internado no Imigrantes Hospital e Maternidade, deveria receber alta ainda nesta terça-feira, 4.
“O resultado (do exame) foi positivo para a parainfluenza tipo 1, que é um vírus respiratório sem muita repercussão clínica. A possibilidade dele ser coinfectado, ou seja, dois vírus em um mesmo cidadão, é menor do que 1,5%. Por isso a vigilância descarta a possibilidade dele ter coronavírus”, esclarece.
Segundo o médico, o quadro do paciente já é considerado como assintomático, ou seja, que não apresenta sintomas. As suspeitas de que o homem estava com a doença surgiram há 14 dias, quando ele estava em Xangai, na China.
“Ele veio de lá com o quadro gripal. Por isso contamos do início dos sintomas até 14 dias depois para ele não ser mais transmissor da doença e ter o caso resolvido. Como deu positivo para a parainfluenza tipo 1 e já passaram os 14 dias, foi descartada a possibilidade do coronavírus”, declara.
O homem foi internado com suspeita da doença na quinta-feira, 30. Ele havia voltado recentemente de uma viagem na China e apresentava sintomas do vírus, que é bastante semelhante ao de uma gripe.
Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, foi coletado sangue do paciente e encaminhado para análise. Enquanto isso, ele ficou internado e isolado no hospital.
O jornal O Município divulgou uma nota no sábado, 1º, informando que o paciente estava bem e aguardava o resultado negativo para poder ir para casa.