X
X

Buscar

Eu só quero chocolate

Com a proximidade da Páscoa é inevitável lembrar de um dos produtos mais tentadores desta época, o fantástico Chocolate. Ele carrega consigo uma legião de apaixonados, fanáticos por sentir seu sabor, sua untuosidade na boca e seu aroma doce. O chocolate acalenta corações, acalma TPM, abranda choro, dá energia, mata a fome. Onde ele está, tem alegria. Em datas festivas ele toma formas variadas, sempre se fantasiando com o tema do momento. Por agora, podemos encontrar diversos ovos de todos os tamanhos, coelhinhos e até cenouras de chocolate.

A Suíça e a Bélgica conquistaram fama como melhores produtores mundiais de chocolate, mas muitos outros países, como a França, a Itália e a Alemanha também oferecem esse alimento com alta qualidade.

Hoje em dia pode-se encontrar com certa facilidade grande variedade de tipos de chocolate. Estão disponíveis opções com mais cacau ou mais manteiga de cacau, com mais ou menos açúcar, com mais leite ou sem lactose, de puro cacau, saborizado ou recheado com frutas ou castanhas. Já é de praxe constar na embalagem a porcentagem de cacau que cada produto oferece, facilitando a escolha do consumidor. Seja como for, o chocolate é delicioso, uma tentação, desejo ou perdição, maldição ou bênção, vários substantivos para um só produto.

Algumas empresas trabalham com mestre chocolateiro, que geralmente é uma pessoa formada em confeitaria e com muita experiência em chocolates. Para alguns mestres, o segredo do melhor chocolate está na mistura das sementes de cacau, aliás é no blend (a combinação de sementes) de alta qualidade e composto por matéria-prima adquirida de diversos países que está a manha de obter o melhor produto. Os experts em produção de chocolate consideram que o melhor cacau vem da América do Sul e Central.

Tecnicamente, qualquer pessoa em casa poderia fazer a massa de cacau, que é a base do chocolate. Pegando as sementes de cacau e torrando-as no forno, em seguida tirando a casca e obtendo os “nibs” (fragmentos) de cacau. Depois moendo os nibs até se transformarem em um pó bem fino, acrescentando açúcar, baunilha e eventualmente leite em pó. Aí está uma receita básica do chocolate. Contudo, isso não garante um produto como o que estamos acostumados a consumir – a industrialização, aplicando técnicas especializadas, além de maquinários altamente desenvolvidos é que vai garantir um chocolate de alta qualidade.

Quer conhecer artes incríveis confeccionadas com chocolate? Da uma olhada online no evento World Chocolate Masters. Trata-se de uma competição mundial dedicada à criatividade individual dos mestres chocolateiros de todo mundo. Você vai se impressionar, babar…  e não vai resistir, vai sair correndo atrás de um chocolate.

Receitas com chocolate

GANACHE DE CHOCOLATE

Ingredientes
250 g de nata ou creme de leite de boa qualidade
250 g de chocolate meio amargo de boa qualidade picado

Modo de Preparo

– colocar o chocolate picado em um recipiente de vidro. Levar ao micro-ondas, selecionar a potência média por 1 minuto, derreter, retirar, mexer bem e retornar por mais 1 minuto;

– quando chocolate estiver totalmente derretido juntar a nata ou o creme de leite e mexer delicadamente até que a mistura fique homogênea e brilhante.

Opções de uso:

– Levar à geladeira por uns 20 a 30 minutos e assim que apresentar uma consistência firme emulsionar batendo na batedeira até conseguir um creme fofo e aerado, utilizar com biscoitos, pão de ló, recheio de bolos ou frutas;
– Ainda quente cobrir bolos ou tortas, usar como recheio de tortas geladas;
– Colocar em saco de confeiteiro para decorar bolos ou sobremesas.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes:

250g de chocolate amargo ralado
350g de nata batida com 2 colheres de sopa de açúcar até obter ponto chantilly
4 gemas
2 colheres de sopa de maisena
4 colheres de açúcar
350ml de leite

 Modo de Preparo

– Em um recipiente bater bem as gemas com a maisena e com o açúcar, até formar um creme tipo uma “gemada”;
– Em uma panela pequena levar o leite à fervura, em seguida tirar do fogo e colocar aos poucos a “gemada”. Ou ir adicionando bem aos poucos o leite fervido na gemada, executando uma “temperagem”;
– Voltar com a panela para o fogo baixo e mexer até engrossar a mistura;
– Em seguida, adicionar o chocolate ralado mexer muito bem até que o chocolate se dissolva. Deixar esfriar;
– Enquanto esfria, bater a nata com o açúcar até ficar em ponto de chantilly, cuidado para não passar do ponto e virar manteiga;
– Juntar as duas preparações, misturar delicadamente, colocar em recipiente próprio para ir à mesa. Levar à geladeira por pelo menos 4 horas.

OVINHOS CASEIROS

Ingredientes:

250g de cobertura de chocolate amargo, meio amargo ou ao leite
2 panelas que se encaixem sem que haja muita folga entre elas
1 espátula de silicone
100g (aproximadamente) de ingredientes consistentes variados de sua preferência para recheio (coco ralado, confetes, uva passas, castanhas, nozes, pistache, flocos de arroz)
Forminhas em formato de ovinhos em quantidade suficiente para 350g de massa.

Modo de Preparo:

– Picar o chocolate em pedaços miúdos;
– levar ao banho-maria, com a água ainda fria, deixando aquecer, mas NUNCA ferver;
– Mexer com a espátula até dissolver, cuidando muito para que nenhum pinguinho d’água venha para dentro da panela do chocolate;
– Tirar do calor, colocar num banho-maria de água bem fria e continuar mexendo delicadamente até obter uma massa fluida e brilhante;
– Testar a temperatura: encostar um pouquinho do chocolate na borda do lábio inferior. Ao sentí-lo “frio”, está temperado e pronto para usar;
– Colocar nas forminhas até a metade de cada cavidade, adicionar o recheio de sua preferência e cobrir até a borda, dar leves batidinhas para sair qualquer bolinha de ar que possa ter ficado no meio.
– Levar para geladeira, não muito gelada, até descolar da forminha. Em seguida retire e deixe secar sobre papel manteiga, depois embrulhe com papel chumbo ou outro de sua preferência.

Atenção:
– O chocolate pode absorver odores de sua geladeira, então quando for produzir cuide para que não haja alimentos de cheiro forte.
– Não deixe na geladeira além do necessário, pois pode “queimar” com o frio e esbranquiçar o chocolate.

 

Michelle Kormann da Silva – Gastrônoma