X
X

Buscar

Eu indico: Once Upon A Time

  • Por Like
  • 06/07/2016
  • 16:30

O texto de hoje é uma indicação para quem, assim como eu, gosta de/adora/ama contos de fadas. Trata-se da série Once Upon a Time (ou simplesmente OUAT). Escrita por Edward Kitsis e Adam Horowitz – os mesmo escritores de LOST –, Once Upon a Time é uma série de drama-fantasia que apresenta elementos e personagens da franquia da Disney, populares contos de fadas ocidentais e outros contos. É como um “mix” de vários contos.
A série, inicialmente, passa-se na cidade fictícia de Storybrooke, onde habitam personagens dos contos de fadas que foram transportados da floresta encantada para o “mundo real” através de uma maldição. Os personagens não se recordam quem eram na floresta encantada, pois no mundo moderno eles têm outra identidade. A única salvação é Emma Swan, filha da Branca de Neve, que pode quebrar a maldição. Ela é orientada pelo filho Henry que, no início da série, é o único que acredita nas histórias encantadas.
Uma das coisas que mais me chama atenção na série é a narrativa particular de cada episódio. No início, geralmente, é centrado em apenas um personagem e mostra dois segmentos: um em Storybrooke e outro na floresta encantada, este retratando o passado dos personagens e trazendo sentido a alguns comportamentos.

 

Isso tudo que falei até agora é algo muito básico. Serve apenas como uma introdução do início da série. A série tende a ficar mais emocionante a cada temporada e explorar mais personagens a cada episódio. É realmente incrível! Eu a recomendo muito. É, de longe, a minha favorita. De fato, uma das únicas que me prendeu (mas eu sou meio chatinho pra séries, então…).
Se você se interessou pela série, eu tenho alguns conselhos para lhe dar. Afinal, como um “Oncer veterano” eu devo orientar meus calouros, não é? Acho que sim, quando comecei a assistir eu também recebi certa orientação. Enfim, vamos lá!

1) PRESTE ATENÇÃO EM CADA DETALHE: Como eu disse, a série se passa em dois segmentos, ou seja, isso pode ser confuso. É necessário que você preste atenção porque uma hora ou outra tudo fará sentido, até mesmo um (ALERTA: SPOILER!) pombo caído no chão.
2) FALANDO EM SPOILER, UM CONSELHO PARA EVITÁ-LOS: Não curta as páginas do facebook que falam sobre a série (experiência própria). Geralmente as páginas fazem tirinhas, memes, gifs etc. mais atuais que são compreendidos somente por quem está mais avançado na série.
3) PREPARE-SE PARA SE APAIXONAR POR VILÕES E ODIAR MOCINHOS: Sim, isso mesmo! Pode ser que no início não, mas com o passar do tempo você não vai mais aguentar a lerdeza da Bela (Bela e a Fera) e vai amar o jeito da Rainha Má. Você vai descobrir que o espelho não estava tão certo ao dizer que a Branca de Neve era mais bonita que a Rainha (#MinhaOpinião, #VitorPolêmico). Além disso, a série traz umas “reviravoltas”, onde, por exemplo, Capitão Gancho é mais bondoso que o Peter Pan. Pois é!

4) ASSISTA EM ÁUDIO ORIGINAL: Lá vem o “certinho” criticar a dublagem. Não, gente! É uma recomendação porque as vozes originais são mais emocionantes e verdadeiras e, além disso, você treina seu inglês!
5) A ABERTURA: A abertura da série sempre traz um pequeno spoiler do assunto que será abordado no episódio, portanto preste atenção nela. Ou não. Você escolhe!

6) O QUE TODO ONCER DEVE TER EM CASA: Se você for aquele tipo de pessoa que se envolve demais com a série, é importante que você tenha os seguintes objetos em casa: uma faca, uma xícara lascada (sim!), papel, caneta, caixas etc. Pois assim, quando você estiver sozinho (a) em casa – é importante que se esteja sozinho (a) pelo simples fato de seus pais não acharem que você está passando por uma fase conturbada da vida – você pode se divertir incorporando alguns personagens. NÃO QUE EU FAÇA ISSO, NÉ, GENTE?! (Ok, só às vezes).
7) SOBRE A ÁRVORE GENEALÓGICA: Falar de OUAT e não falar da árvore genealógica da série é impossível. Porém, também é inexplicável. O conselho é este. Não tente explicar a árvore genealógica pra ninguém. A pessoa não vai entender, você não vai conseguir, no decorrer da série algo vai mudar e, enfim, só isso mesmo!

Clique para ampliar

8) NÃO SHIPPE NINGUÉM: “Shippar” é um termo da internet que significa apoiar algum casal. Não faça isso em OUAT. Dependendo do seu nível de “shipper”, você pode sofrer um pouco.

9) TENHA SEMPRE EM MENTE: “Toda magia tem um preço” e “o amor verdadeiro é poderoso”.
Esses foram apenas alguns conselhos para orientar aqueles e aquelas que se interessaram. Com o passar do tempo, vocês vão entender o que eu estou falando e, com certeza, agradecer-me por isso.
Se você ficou curioso para assistir, é simples! Para quem tem Netflix, o aplicativo traz as primeiras quatro temporadas (por enquanto). A quinta temporada está disponível somente em outros sites e, para a felicidade dos Oncers, Adam publicou no twitter que a sexta temporada tem a data de estreia marcada para o dia 25 de setembro deste ano (EUA). Save the date!
Espero que, através desta indicação, vocês vejam a série e conversem comigo sobre. Que tal vermos a sexta temporada juntos?

 

Vitor Hochsprung – 17 anos – Letras – FURB