Estiagem prolongada em Brusque causa preocupação quanto ao abastecimento de água

Diretor-presidente do Samae afirma que foram feitas melhorias na captação, mas podem ser insuficientes

Brusque continua enfrentando sua pior estiagem dos últimos oito anos, conforme dados das estações meteorológicas de monitoramento do blogueiro de O Município, Ciro Groh.

Na quinta-feira, 16, Groh publicou no seu blog que entre 1º de março e 15 de abril, foram registrados somente 50 milímetros de chuva na cidade. Em comparação com o mesmo período nos últimos oito anos, a quantia representa apenas 20% do esperado, que é em média 255 milímetros de chuva.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae), Dejair Machado, as nascentes suprem em torno de 25% do consumo de água município, em contrapartida, o rio Itajaí-Mirim é responsável pelo abastecimento dos outros 75%.

Ele destaca que apesar de estarem suprindo a necessidade do município, se a estiagem prosseguir com a mesma força, a situação pode passar de preocupante para alarmante.

Machado informa que na quinta-feira, 16, esteve na região da Cristalina, e o rio está praticamente seco, em locais onde possui apenas de três a quatro metros de largura, e considera “praticamente um ribeirão”.

Para manter o abastecimento normal, o diretor-presidente informa que foram feitas algumas alterações e novas captações nas regiões das nascentes, mas apesar disso, “se não houver um substancial aumento do volume da água do rio nós vamos ter problema”, finaliza, alertando que a estiagem prolongada poderá afetar o abastecimento de água da cidade.