Éris: Secretaria de Saúde de Brusque monitora nova variante da Covid-19 após caso em São Paulo

Médico infectologista comenta situação da variante

Éris: Secretaria de Saúde de Brusque monitora nova variante da Covid-19 após caso em São Paulo

Médico infectologista comenta situação da variante

O Brasil registrou o primeiro caso da variante Éris da Covid-19 no dia 18 de agosto. Segundo o médico infectologista Ricardo Alexandre Freitas, a Secretaria de Saúde de Brusque monitora a nova variante. Ele afirma, porém, que não há casos suspeitos em Brusque e em Santa Catarina.

O monitoramento é feito junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que repassam as informações ao município. Os sintomas da Éris são parecidos com de outras variantes. No entanto, Ricardo comenta que é cedo para avaliar se a nova variante pode causar uma nova onda da doença.

“O que sabemos desta variante é que ela tem potencial de mutação maior do que as outras. Em termos de gravidade, ela está no mesmo patamar das outras. O potencial mutagênico dela é maior e faz com que a gente monitore isso mais de perto”, afirma.

O teste rápido realizado em Brusque não identifica as variantes da doença. Sendo assim, se o ministério verificar que há a proliferação de uma variante na região, a Secretaria de Saúde do município encaminhará amostras para o governo federal.

Ricardo orienta a população a manter as medidas de higiene, como lavar as mãos, além do uso de máscara em caso de sintomas respiratórios. A recomendação é também para que a pessoa procure uma unidade de saúde em caso de necessidade.

“A vacinação persiste, mas ainda não temos certeza se a vacinação atual protege contra essa variante específica. Nós recomendamos a vacinação para grupos específicos, até termos uma confirmação que ela seja efetiva contra essa variante também”.

Primeiro caso no Brasil

O primeiro caso da variante Éris no Brasil foi registrado em São Paulo no dia 18 de agosto. A paciente, uma idosa de 71 anos, apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de julho e já está curada. Ela teve febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. A idosa estava com esquema vacinal completo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 em todo o mundo, entre 10 de julho e 6 de agosto. Trata-se de um aumento de 80% em relação ao período anterior.

As mortes, por outro lado, tiveram uma queda de 57%. A Éris foi classificada pela OMS como variante de interesse e de baixo risco para a saúde pública em nível global.

 

Veja agora mesmo!

Após caminhoneiro elogiar Brusque, paraense se muda para empreender na cidade:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo