X
X

Buscar

Entidades avaliam participação em comitiva brusquense na Alemanha

Acibr e CDL Brusque participaram de atividades com instituições no Distrito de Karlsruhe

Entre os dias 16 a 23 de julho, representantes da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque integraram a Comitiva Brusquense e Guabirubense que esteve na Alemanha, na região de Karlsruhe.

O objetivo da visita foi fortalecer os laços com entidades alemãs parceiras, bem como projetos já em execução com o Distrito de Karlsruhe (composto por 32 municípios) além de novas ações nas áreas de meio ambiente, mobilidade, indústria e comércio.

Veja também:
O que o novo censo do IBGE mostra sobre produção agropecuária em Brusque e região

Morre aos 60 anos o empresário Tato Zen

Por que o Sinseb diz que projeções da prefeitura com gasto de pessoal estão fora da realidade

 

As comitivas contaram com a participação do presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter; do vice-presidente da entidade, Ivan Luiz Tridapalli; e dos diretores da entidade Amilton Luiz Cardoso, e Günther Lother Pertschy, também reitor da Unifebe. O presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen; e o vice-presidente da entidade, Antônio Roberto Pacheco Francisco também integraram o grupo.

Troca de experiências
Ao longo dos dias, os representantes das entidades participaram de diversas ações e reuniões, desde a visita a empresas nos mais variados setores, como de inovação tecnológica e energia (EnBW), desenvolvimento e gestão de softwares para mobilidade (PTV), desenvolvimento de tintas e revestimentos para comércio e indústrias (Geholit & Wiemer), até instituições de ensino, como a Universidade de Karlsruhe e a Escola Técnica Balthasar Neumann-School, além de sistemas municipais de tratamento de água e efluentes, como o de Karlsdorf-Neuthard. Empresários do setor moveleiro e também do varejo, da área de supermercados tiveram a oportunidade de conhecer as realidades de empresas dos segmentos na região de Karlsruhe, entender o comportamento do mercado consumidor na Alemanha, e inspirar seus negócios no Brasil.

Além disso, dois momentos importantes marcaram a participação das entidades. O primeiro, no dia 17 de julho, durante a reunião com a Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe (Industrie- und Handelskammer Karlsruhe – IHK) onde o presidente da Acibr apresentou aos alemães o atual contexto econômico brasileiro, com ênfase em Brusque, Guabiruba e Botuverá, com números sobre setores em desenvolvimento e a força econômica da região, bem como o case de desenvolvimento da própria Acibr.

Já o segundo momento de destaque foi a participação do grupo em uma reunião no Parlamento de Baden-Württemberg, em Stuttgart, no dia 18 de julho, com a presença da vice-ministra de Assuntos Econômicos, Trabalho e Habitação do Estado de Baden-Württenberg, Katrin Schütz e demais lideranças políticas e empresariais. O objetivo desse encontro com as lideranças alemãs foi trocar ideias com o grupo de brasileiros para cooperação e intercâmbio contínuos, entre a Alemanha e o Brasil, tanto no que se refere à venda de produtos para Alemanha, como também de aquisição conhecimento técnico, tecnologia, maquinários, entre outros, nos mais variados setores.

Fortalecimento do setor econômico
Para o presidente da Acibr a participação da entidade na comitiva à Alemanha e no estreitamento de laços e parcerias com instituições e empresas, foi extremamente positivo. “Foi com grande alegria que encerramos essa missão empresarial na Alemanha com a Comitiva de Brusque e também de Guabiruba. Conseguimos nesse período vários contatos com a área de comércio e indústrias, ligados à área de negócios e saímos daqui com duas propostas concretas: uma delas é a participação de empresas associadas à Acibr de Brusque, Guabiruba e Botuverá em uma feira têxtil, que será realizada no estado de Baden-Württenberg, em 2019; e também vários contatos para fomentarmos a relação comercial entre os países. E essa relação pode-se dar tanto na venda de produtos para a Alemanha, como na aquisição de máquinas por empresas brasileiras de qualquer setor, seja industrial, têxtil, metalmecânico, setor de alimentos, entre outros. Solicitamos negociações diferenciadas para os associados da Acibr, e estamos trabalhando nesse sentido, além da área de qualificação”, comentou Habitzreuter.

Outra questão destacada pelo presidente da ACIBr foi referente a troca de experiências de empresários de alguns setores que conheceram de perto o funcionamento de empresas e a realidade européia dos negócios, o que deverá ser ampliado, através da própria ACIBr. “Queremos fomentar também esse intercâmbio, entre esses empresários, colaboradores e empresas, seja de brasileiros indo para a Alemanha como de alemães vindo para o Brasil para essa capacitação, essa troca de experiências que sempre traz um novo olhar para os negócios e é enriquecedora”, completou.

Com a experiência, a partir de agora a ACIBr irá oferecer a seus associados uma assessoria empresarial e de intercâmbio às empresas que tiveram interesse em ter relações comerciais com negócios do Distrito de Karlsruhe. Além disso, também há a possibilidade de que profissionais alemães, dos mais variados setores, que já estão aposentados, venham para o Brasil para trocar experiências e conhecimento com as empresas de seus ramos de atuação. “Na Alemanha esses profissionais querem continuar trabalhando e se dispõem a ir para a nossa região, de forma gratuita, para qualificar as empresas nos segmentos que eles possuem grande experiência, sendo somente arcados os curtos de estadia e alimentação para eles no período. E sem duvida será uma oportunidade muito grande a todas as empresas interessadas, nos mais variados setores e portes de empresas”, comenta.

Desenvolvimento municipal
A viagem para a Alemanha também foi muito produtiva para a cidade de Brusque e região, já que várias questões ligadas a projetos climáticos, mobilidade urbana, transporte coletivo, além da questão de tratamento de água e efluentes, que está em evidência atualmente em Guabiruba, puderam ser compartilhadas com os brasileiros. “Foi uma semana de trabalho muito intenso, para ambas as comitivas. Temos que ressaltar o empenho do secretário de Governo e Gestão Estratégica de Brusque, William Molina e também do prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, que junto com suas equipes se dedicaram muito para buscar soluções para problemas que enfrentamos. Conseguimos verificar a expertise que os alemães têm em vários assuntos e isso faz com que tenhamos mais agilidade nas soluções dos nossos problemas. Acredito que Brusque tem muito a ganhar nessa parceria, não só em questões ligadas ao clima, mas também ao desenvolvimento social”, pontuou o presidente da ACIBr.

“Queremos no futuro poder levar essas soluções para nossas cidades, apoiar as boas práticas, tanto em Brusque como Guabiruba e esperamos cada vez mais intensificar esse intercâmbio, que começou de forma natural entre amigos, evoluiu para o intercâmbio cultural, de escolas, e agora de municipalidade e entre empresas. Esperamos que todo esse trabalho gere muitos frutos e que possam ser oferecidas ainda mais oportunidades para associados da ACIBr e cidadãos de Brusque, Guabiruba e Botuverá”, complementou Habitzreuter.

Mobilidade e pensamento coletivo
Pela primeira vez participando de uma Comitiva Brusquense em viagem à Alemanha ao Distrito de Karlsruhe, a CDL Brusque representou o varejo na oportunidade e também participou de diversos encontros e reuniões voltadas a estudos de mobilidade urbana que estão sendo realizados através de projetos em parceria com a Alemanha em prol do desenvolvimento de Brusque. “Vimos como positiva a nossa participação, pois tivemos a oportunidade de, em duas empresas, discutir os sistemas de softwares da gestão dos estacionamentos rotativos na mobilidade urbana, semelhantes a nossa Área Azul. São sistemas que fazem o estudo de todo o tráfego, não só o estudo do estacionamento em si e foi uma oportunidade de entendermos um pouco mais todo esse contexto de plano de mobilidade, ligado ao comércio, varejo e a cidade como um todo, o que foi muito positivo”, comentou o presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen.

Veja também:
Incêndio destrói residência de casal de idosos no bairro Santa Luzia

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Advogado deve pedir revogação da prisão de homem que matou ex-namorada, em Blumenau

Segundo ele, também foi positiva a visita que os representantes da CDL fizeram a uma rede de varejo na área de supermercados, que tem uma família como gestora do negócio, algo semelhante a muitas empresas da região de Brusque. “Percebemos o engajamento e a valorização dada às pessoas dentro desse modelo de gestão, seja no atendimento ao consumidor, na valorização do colaborador, e também o layout do estabelecimento em prol do consumidor”, pontuou.

Outro aspecto destacado pelo presidente da CDL Brusque foi sobre a relação dos representantes do poder público com a comunidade, bem como a continuidade do trabalho voluntário dos mesmos, que é muito forte no Distrito de Karlsruhe. “Eles prezam muito pelas suas cidades, pela comunidade e pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas de cada localidade. E podemos trazer para a nossa cidade esses exemplos, para o engajamento ainda maior das associações e entidades no desenvolvimento do município e nas discussões junto com o Legislativo e com o Executivo”, reforçou Zen.

Para o presidente da CDL Brusque, tendo uma nova oportunidade a entidade pretende focar na participação de mais associados com o objetivo de conhecer melhor comércio alemão, bem como a realidade de outros segmentos do varejo. “Foi a primeira participação da CDL, nos envolvemos mais nas ações voltadas para projetos em prol do desenvolvimento de Brusque, como um todo, mas sem dúvida foi um ‘pontapé inicial’ para a entidade conhecer novas perspectivas de negócios para seus associados no futuro”, completou Zen.

Participação
Além dos representantes das entidades e de empresários, participaram da Comitiva de Brusque: representando a Prefeitura de Brusque, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina; a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo; o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger; engenheira ambiental da Fundema, Amabilly Schvambach; e o diretor geral da Secretaria de Obras, Nik Imhof. Representando a Câmara de Brusque, os vereadores Ana Helena Boos e Marcos Deichmann. Representando a Unifebe: o reitor, professor Dr. Günther Lother Pertschy; a pró-reitora de Graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino; a assessora da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rosemari Glatz; e a assessora de Relações Internacionais da instituição, Ana Paula Bonatelli.

Da Comitiva de Guabiruba também participaram: o prefeito Matias Kohler; o vereador e presidente da Câmara do município, Cirstiano Kormann; o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel, e o representante da BSG (Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft) em Santa Catarina, Pedro Schmitt.