Entenda como “calor de inverno” provoca nevoeiros em Santa Catarina

Ocorrência deve predominar no Litoral do estado nos próximos dias

Entenda como “calor de inverno” provoca nevoeiros em Santa Catarina

Ocorrência deve predominar no Litoral do estado nos próximos dias

Santa Catarina deve ter formação de nevoeiros nos próximos dias. O fenômeno é resultado do “calor de inverno” e iniciou nesta sexta-feira, 22.

Marcelo Martins e Laura Rodrigues, meteorologistas da Epagri/Ciram, explicam que o contato entre as temperaturas elevadas com a água mais fria do oceano favorece a formação de nevoeiros.

O fenômeno estendeu-se para os municípios litorâneos, especialmente nas áreas do Litoral Norte catarinense.

“As nuvens baixas, associadas ao nevoeiro, podem dar a falsa impressão de condição de chuva. Mas é justamente a estabilidade do tempo que favorece tanto a formação do nevoeiro marítimo como o predomínio de sol”, diz a nota meteorológica da Epagri.

Essa condição de tempo se repetiu neste sábado, 23, e deve ocorrer também neste domingo, 24, e no início da próxima semana, devido ao predomínio de uma massa de ar seco e quente para esta época do ano. Isso deve manter o tempo estável e inibir a formação de nuvens de chuva em Santa Catarina.

A temperatura fica elevada durante o dia e amena no período noturno e amanhecer.

Imagem do satélite GOES 16, canal visível, indicando a presença de nevoeiro marítimo na costa de SC nesta sexta-feira | Foto: Ventusky.com

Previsão para os próximos dez dias

Apesar de as condições atuais inibirem a formação de nuvens de chuva, o tempo deve mudar nos últimos dias de julho, com chance de chuva fraca e isolada, especialmente na região leste, devido à passagem de uma frente fria. As informações foram publicadas no site da Epagri pela meteorologista Laura Rodrigues nesta sexta-feira, 22.

Entre quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, o sol predomina no estado, com temperatura bem elevada. O mês vai terminar com temperatura acima da média climatológica e chuva abaixo.

Nos primeiros dias de agosto, há condição de chuva melhor distribuída nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.

A meteorologista aponta que não há indicativo de declínio acentuado de temperatura durante todo o período.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo