Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem usar o resultado da avaliação para pleitear vaga em uma das 50 universidades de Portugal parceiras do programa. Dentre elas, está a conceituada Universidade de Coimbra (UC) que ampliou de três para cinco anos o tempo para o candidato utilizar a nota do Enem em seu processo seletivo.
Desde 2014 existe um acordo entre os governos brasileiro e português por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que viabiliza o ingresso de brasileiros aos cursos de graduação em universidades de Portugal, utilizando, apenas, a nota do Enem.
Neste ano, a Universidade de Coimbra inseriu um novo curso em sua grade, o de Direito Luso-Brasileiro. O processo seletivo 2021/2022 já está aberto, de acordo com o cronograma, e os interessados têm até o dia 15 de abril para se candidatar na 1ª fase. Os resultados serão divulgados em 26 de abril e a matrícula deve ser realizada entre 13 e 20 de maio. A seletiva ainda conta com mais três fases independentes de candidatura.
A classificação dos candidatos a cada ciclo de estudos (curso) é feita por ordem decrescente da nota final. Em Coimbra, o ano letivo começa em setembro. A inscrição via Enem deve ser efetuada de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil