Empréstimos de livros na Biblioteca Pública de Brusque crescem no primeiro semestre de 2023

Número de novos cadastros também cresceu

Número de novos cadastros também cresceu

A Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, em Brusque, celebra um notável aumento no número de empréstimos de livros durante o primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados fornecidos pela administração da biblioteca, o número reflete a crescente paixão da comunidade brusquense pela leitura.

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, a biblioteca registrou um aumento de 21% no número total de livros emprestados em relação ao período em 2022. Até o momento, foram emprestados 5978 exemplares, enquanto que, em 2022, 4924 haviam sido emprestados.

A porcentagem também subiu no número de novos cadastros. Até junho deste ano, 435 novos leitores foram registrados, o que representa um aumento de 31% desde 2022. Entre o TOP 3 de títulos mais emprestados está o livro de auto-ajuda “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, o best seller da Colleen Hoover, “É Assim que Acaba” e o que figurou na lista de mais vendidos dos últimos anos, “A Sútil Arte de Ligar o Foda-se”, de Mark Manson.

O cenário promissor pode ser atribuído a iniciativas da biblioteca, como a realização de eventos culturais, clubes de leitura, oficinas literárias e programas educacionais direcionados a diferentes faixas etárias. Além disso, o acervo diversificado e constantemente atualizado tem sido um atrativo fundamental para os leitores.

Até o momento, a biblioteca conta com 32 mil exemplares no acervo, que agradam desde o público infantil até a melhor idade. Além disso, o acervo da biblioteca é um importante espaço com livros, revistas e jornais para pesquisas acadêmicas e da história de Brusque e Santa Catarina.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A bibliotecária Kátia Costa comemora os números e ressalta a importância do hábito. “A Leitura é super importante na vida do ser humano. Estimula a criatividade, a memória, contribui para o crescimento do vocabulário, dicção, entre outros. É importante para a vida em sociedade, para o pensamento, para não ficar refém dos outros”, conclui.

Como fazer o empréstimo de livros:

Para realizar o cadastro na biblioteca, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. Cada usuário tem a possibilidade de emprestar até quatro livros simultaneamente.

O período de empréstimo de cada livro é de 15 dias, com a opção de renovação por mais 15 dias, caso haja necessidade.

O espaço da biblioteca está localizado na Fundação Cultural, situada na Praça da Cidadania. A consulta ao acervo pode ser feita de forma online, acessando o site da Fundação Cultural de Brusque e selecionando a aba “Biblioteca” ou através do seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/bibliobq.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

É importante ressaltar que o empréstimo de livros na biblioteca é inteiramente gratuito, promovendo o acesso democrático à leitura e incentivando o hábito de explorar novos conhecimentos.

Confira os 10 títulos mais emprestados:

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
2. É Assim que Acaba – Colleen Hoover
3. A Sútil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson
4. Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey McQuiston
5. O Segredo – Rhonda Byrne
6. A Seleção – Kiera Cass
7. Mais Esperto Que o Diabo – Napoleon Hill
8. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
9. Diário de Um Banana 1 – Jeff Kinney
10. O Poder do Agora – Eckhart Tolle

Assista agora mesmo!