X
X

Buscar

Empresas de Brusque estão entre as maiores do Sul do país

Cinco companhias foram listadas entre as 500 maiores pela Revista Amanhã

Cinco empresas de Brusque estão entre as 500 maiores do Sul do Brasil, segundo a Revista Amanhã. A Irmãos Fischer, Quimisa, ZM, Zen e Sancris constam na lista que foi divulgada na semana passada pela publicação que é especializada em economia e negócios.

Irmãos Fischer é a melhor empresa posicionada entre as brusquenses | Foto: Juliana Eichwald / Arquivo MDD

A mais bem colocada é a Irmãos Fischer, que ficou 236º lugar, queda de 30 posições em relação ao ranking do ano passado. Já a Quimisa SA ficou na posição 329, outra empresa que teve queda, de 42 lugares. A ZM caiu 24 posições e ficou em 346º, enquanto a Zen foi classificada em 378º, perda de 86 posições, e a Sancris em 423º, 28 postos abaixo do que havia alcançado em 2013.

A Zen foi a empresa que teve a maior queda, de acordo com a publicação. O indicador de variação mostra que a companhia do ramo automotivo teve queda de 24,43% nos dados apresentados.

A pesquisa da revista mostra que a ZM tem o maior patrimônio líquido, avaliado em R$ 135,17 milhões, enquanto a Quimisa tem o menor entre as empresas do ranking, com R$ 79,38 milhões.

Apesar da queda, o diretor superintendente da ZM, Alexandre Zen, destaca que somente o fato de figurar entre as maiores do Sul já pode ser considerado um feito e tanto. A empresa do ramo automotivo já figurou em outros anos na lista e, segundo o executivo, também é considerada destaque quando é levado em conta somente o seu segmento de atuação.

“É uma consequência do nosso trabalho anual. Todo ano ficamos entre as cinco maiores do ramo automotivo do Sul do Brasil”, afirma. A receita para conseguir manter-se com bom desempenho é ter controle interno, explica Alexandre. Todos os setores da ZM são orientados a economizar em todos os processos possíveis. Além disso, a linha de montagem é toda supervisionada para que falhas sejam reduzidas ao máximo.

“Investimos muito em qualidade e os nossos índices de defeitos são baixíssimos. A ZM se equivale a empresas dos Estados Unidos e da Europa na qualidade”, diz o diretor. É justamente esta qualidade que tem permitido à empresa brusquense não cair drasticamente neste momento de crise. Segundo o executivo, enquanto o mercado interno está em queda e com pouca demanda, a ZM tem exportado mais para manter a linha de montagem em movimento. Ele destaca que isto é possível porque a companhia automotiva tem clientes satisfeitos fora do país, reflexo dos processos internos.


O ranking

O ranking das 50 Maiores do Sul do Brasil leva em conta informações extraídas dos balanços financeiros das empresas que participam, ou seja, são informações oficiais. O indicador que define as colocações é o Valor Ponderado Grandeza (VPG), que é o resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do lucro (prejuízo) do exercício. Os números levados em conta para o ranking a ser publicado em novembro deste ano são dos balanços de 2014.

Fonte: Revista Amanhã