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Em meio à pandemia, partidos precisam se adaptar e focam nas redes sociais para campanha

Convenções também podem acontecer de forma remota para preservar segurança dos envolvidos

As eleições de 2020 serão diferentes para candidatos e eleitores por causa da pandemia de Covid-19, que alterou toda a dinâmica da sociedade e, em consequência, vai afetar também o pleito, que já foi adiado para o feriado de 15 de novembro justamente por este motivo.

O vereador Jean Pirola, que é coordenador micro-regional do PP (Botuverá, Brusque e Guabiruba) explica que é inevitável que a estratégia de campanha seja alterada para que a saúde e a segurança de todos sejam preservadas.

“A ideia do PP é em cima das mídias sociais, por causa da pandemia. As pessoas estão mais em casa, houve um aumento considerável da utilização das redes sociais e, com certeza, e próxima campanha eleitoral não pode fugir disso”.

Pirola explica que o partido está estudando as possibilidades e de que já vem utilizando as mídias sociais para lives, cursos para os pré-candidatos e também reuniões com pessoas específicas para discussões de assuntos internos.

“Não se pode haver aglomeração e não se sabe até quando vai durar. Aqui em Brusque, estamos conversando neste sentido. As postagens do PP estão sendo feitas pelos membros da Executiva e pré-candidatos a vereadores. Esta, com certeza, vai ser a tônica das eleições”, reforça.

Pré-candidato a prefeito, Paulo Eccel (PT) lembra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está expedindo vários orientações sobre a dinâmica da próxima eleição, além das determinações locais e estaduais em relação à medidas de segurança.

“Já em abril passamos a adotar o meio virtual para as reuniões partidárias e com pré-candidatos, seja para a organização, quanto para a preparação de conteúdos, técnicas, oratória, uso de redes sociais”.

Eccel diz que o partido está se preparando para uma campanha nas redes e acredita que isto causará uma grande mudança na disputa eleitoral. “Difícil imaginar uma campanha sem comícios, caminhadas com bandeiras, reuniões… Mas é o novo normal”.

Lives serão uma alternativa para os candidatos | Arte: Ed Carlos

O vice-prefeito e pré-candidato Ari Vequi (MDB) acredita que a criatividade será o diferencial para conseguir o contato com o eleitor durante a campanha.

“Vai ser uma eleição diferenciada. Agora, quem acertar na campanha vai atingir mais pessoas. Temos planejado campanha na internet, rádio, jornais. Imagino que talvez a gente vá visitar o bairro, o contato com eleitor é importante, mas vai ser uma coisa mais individual. Aquele que usar melhor a criatividade pode levar vantagem neste sentido”.

Além das mudanças durante as convenções, que terão que ser mais reservadas e, possivelmente feitas de forma remota, Vequi também projeta um pleito com mais abstenções.

“Deve mudar muito até o dia da votação. Se a pandemia estiver no mesmo nível, muitas pessoas idosas, que não precisam votar, não devem aparecer”.