Em 2021, Prefeitura de Brusque pagou mais de R$ 155 mil em diárias

Gasto foi 37,9% maior se comparado com 2020

Em 2021, Prefeitura de Brusque pagou mais de R$ 155 mil em diárias

Gasto foi 37,9% maior se comparado com 2020

Em 2021, a Prefeitura de Brusque teve uma despesa de R$ 155.967,86 com diárias. Os dados constam no Portal da Transparência do município.

O valor é 37,9% maior em comparação com 2020, quando os gastos com diárias foram pouco mais de R$ 113 mil, reflexo da pandemia da Covid-19 e, consequentemente, do distanciamento social.

Durante boa parte de 2020, as atividades da prefeitura foram feitas de forma remota, e viagens para eventos e outros compromissos não aconteceram, o que resultou em uma queda de 33,3% nesta despesa.

De acordo com o Portal da Transparência, nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Brusque teve uma despesa de R$ 742,5 mil em diárias. O ano com maior gasto foi 2019, quando foram pagos R$ 169,5 mil.

O secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, afirma que nos últimos anos, a prefeitura segue procedimento de só autorizar viagens de servidores públicos ou entes políticos quando há necessidade desse deslocamento.

“Principalmente agora, neste período de pandemia, a ideia é se deslocar o menos possível e tentar resolver tudo pela internet. É um procedimento que tem dado certo e não tem trazido nenhum prejuízo no âmbito da gestão”.

Molina destaca, entretanto, que muitas vezes o deslocamento é importante para conseguir recursos para o município. “É claro que muitas vezes o contato é necessário, principalmente quando falamos de visita a gabinetes de deputados. Essa relação mais próxima favorece a cidade”.

O pagamento de diárias pela prefeitura segue o que está estipulado na legislação. De acordo com Molina, a diária é paga a partir do momento que o servidor sai do município. O valor pago depende da função do servidor e também do local de deslocamento. Quando a viagem é para cidades da região, o valor é menor. Deslocamentos para outros estados, consequentemente, a diária é maior.

No ano passado, o Fundo Municipal de Saúde foi o que teve a maior despesa com diárias: R$ 116 mil.  A área da saúde é a que costuma ter maior despesa com diárias devido, principalmente, ao deslocamento de pacientes para tratamentos em outras cidades, com o transporte cedido pela prefeitura.

“Essas diárias são pagas para os motoristas que estão levando as pessoas pra tratamento em Florianópolis, Blumenau, até Curitiba, dependendo da necessidade, e isso gera um maior número dessas diárias”.

A segunda maior despesa com diárias em 2021 foi do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): R$ 12,4 mil.

Já a pasta com o menor gasto em diárias no ano passado foi a Fundação Municipal de Esportes (FME). Durante o ano, as despesas da FME totalizaram R$ 1,1 mil. A Fundação Cultural de Brusque também está entre as que menos tiveram despesas com diárias em 2021: R$ 1,3 mil.

*Colaborou Vítor Souza