X
X

Buscar

Eleições 2020: como tirar a segunda via do título de eleitor

Novidade é a possibilidade de baixar o e-título direto do seu smartphone

O TSE disponibiliza a partir desta eleição o e-título, versão digital do título de eleitor, que funciona como uma segunda via do título. Em tempos de pandemia, os cartórios não estão emitindo as segundas vias como faziam antes.

Com o e-título, a pessoa tem acesso rápido às informações cadastradas. Ele pode ser apresentado com substituto do documento oficial com foto no dia da eleição.

É possível retirar gratuitamente uma segunda via do título impressa no cartório eleitoral. Neste momento, porém, os cartórios não estão realizando este serviço por causa da pandemia. Dúvidas podem ser tiradas nos telefones 47 98812 5787 e 47 98822 2394 (para Brusque).

Os documentos necessários são: documento oficial brasileiro de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade), comprovante de residência recente (últimos três meses), para as pessoas do sexo masculino, documento que comprove a quitação com o serviço militar (exigência de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

É possível também utilizar a versão digital do seu título. Baixe o aplicativo e-Título em seu celular (disponível para Android e iOS).

O prazo previsto no Código Eleitoral para retirar segunda via impressa é de até dez dias antes da eleição em cartório do domicílio eleitoral ou até 60 dias antes do pleito se pedir segunda via em outra cidade.

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar