Eleição deste ano será a primeira 100% biométrica na região de Brusque

Expectativa é que voto demore um pouco mais, porém Justiça Eleitoral está preparada

Eleição deste ano será a primeira 100% biométrica na região de Brusque

A eleição deste ano será a primeira da história com praticamente 100% do eleitorado de Brusque, Guabiruba e Botuverá com biometria. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 99,88% das pessoas aptas a votar nas três cidades têm o cadastro.

São 99.965 eleitores cadastrados nas zonas eleitorais 86 e 5, que abrangem os três municípios. Deste total, somente 115 pessoas não votarão com biometria. Só Brusque conta com 81.374 votantes habilitados. Guabiruba tem 14.489 eleitores e Botuverá, 4.102.

Veja também:
Justiça determina retorno ao trabalho de dentista demitido pelo Prefeitura de Brusque

Duas pessoas ficam feridas em acidente na rodovia Gentil Battisti Archer, em Brusque

Brusque sofre com a falta de vacinas contra meningite

O grande número de eleitores com biometria representa um desafio a mais para a Justiça Eleitoral. “Na última eleição, de 10%, 15% tinham biometria, neste ano praticamente 100% têm. A votação tende a ser mais demorada pela biometria e pelo número de candidatos”, diz o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet.

Nas eleições de 7 de outubro, o eleitor escolherá seis candidatos: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores. Em 2016, ano em que a biometria já começava a funcionar, eram só dois cargos (prefeito e vereador).

Benedet diz que o voto por eleitor deverá levar um pouco mais de tempo, porém, a Justiça Eleitoral se preparou para a demanda. Todos os presidentes de mesa e 1º mesários passaram por capacitação presencial, e os 2º mesários e secretários tiveram curso na modalidade à distância.

O voto com a biometria é quase igual ao já tradicional. A única diferença é que, antes de se dirigir à cabine de votação, o eleitor coloca o dedo na máquina, para que a urna seja liberada para o voto.

Urnas
Benedet informa que as urnas eletrônicas já chegaram em Brusque. São mais novas do que as de 2016, quando o modelo usado era de 2010. Neste ano, os equipamentos são de 2015.

As urnas foram configuradas nesta semana. O processo consiste na inserção dos nomes dos candidatos, dados dos eleitores da respectiva seção eleitoral e outras informações de sistema. Ele destaca que os equipamentos foram lacrados, com númeração única, para garantir a segurança do pleito.

Veja também:
Familiares relembram trajetória de Ginoca, conhecido pelo alegria e pelo trabalho

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Ciclista perde controle e cai em ribanceira de 20 metros, em Blumenau

No dia 1º de outubro, a Justiça Eleitoral realizará auditoria, ou seja, conferência, de todas as urnas. Depois, antes do primeiro turno, em 7 de outubro, haverá uma terceira verificação.

As urnas serão distribuídas somente no sábado, 6, véspera das eleições. A princípio, segundo o chefe de cartório, o transporte será feito normalmente. A escola policial só será solicitada em casos excepcionais.

Passo a passo do voto biométrico

1. Eleitor apresenta o documento oficial com foto (obrigatório); o título de eleitor não é obrigatório, embora seja importante para saber a seção;
  2. Eleitor coloca o dedo na máquina, caso tenha cadastro biométrico;
  3. Eleitor dirige-se à cabine de votação;
  4. Eleitor vota nos seis candidatos (presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores)