Eccel presta contas do plano de governo
Situação dos compromissos elencados como prioridade na campanha eleitoral foi apresentada ontem
Como parte da programação dos 154 anos de Brusque, a prefeitura realizou na noite de ontem, no auditório do Sintrafite, a prestação de contas do plano de governo desta gestão. A situação dos 113 compromissos elencados na cartilha distribuída à população durante a campanha eleitoral de 2012, foi apresentada e analisada pelo prefeito Paulo Eccel durante apresentação para os secretários, servidores e a população.
A avaliação do prefeito desse um ano e sete meses do segundo mandato é positiva. “Fizemos esse plano de governo coletivamente durante a campanha, e agora temos uma avaliação positiva em relação ao que nos comprometemos com a população para a segunda gestão”, diz.
Ele afirma que cumprir tudo o que foi estipulado no plano é a meta de seu governo. “O plano de governo tem que ser a nossa bússola. Temos uma equipe que acompanha e cobra os secretários sobre o cumprimento de cada item elencado na cartilha. Até o momento, aquilo que prometemos estamos cumprindo”, afirma.
Para Eccel, o plano é uma forma eficaz que a população tem de cobrar o governo. “Entregamos esse material e pedimos para que ele fosse guardado. Essa é uma forma que a sociedade tem de empurrar o governo. Muitas vezes, é importante essa pressão e cobrança da sociedade em cima dos compromissos que assumimos”.
Compromissos cumpridos
Entre alguns dos compromissos que já foram cumpridos pelo governo estão a criação da Casa de Passagem e Feira Mensal de Artesanato; implantação do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência; estímulo ao cumprimento dos 8 Objetivos do Milênio; incubação de projetos de inovação e tecnologia na Incubadora CitiBrusque; realização do Congresso da Cidade; padronização da frota da prefeitura; modernização da gestão pública; ampliação dos recursos aplicados na saúde de 15% para 20% do orçamento do município; ampliação e qualificação da estrutura da Defesa Civil e criação do sistema de cotas de enchentes nas ruas.
Em andamento
O prefeito mostrou também os compromissos que ainda não foram cumpridos totalmente, entre eles destaque para a construção da Vila Olímpica; redução de prazos e burocracias para abertura de novas empresas que irá para a análise do legislativo; abertura de mais 2.500 vagas em creches. De acordo com o prefeito, até o momento foram criadas 1.037 novas vagas, e a expectativa é que o número estipulado no plano de governo seja ultrapassado até 2016; municipalizar o trecho de Brusque da rodovia Ivo Silveira e duplicá-lo; concluir a duplicação do trecho municipalizado da rodovia Antônio Heil, entre outras.
O balanço do plano de governo apresentado ontem estará disponível no site da prefeitura para consulta da população.