Como diriam os sobrinhos do Ataíde… xi, Marquinho! Parece que o universo do Catfish está meio fora de eixo.

Catfish, para quem não sabe, é um programa da MTV americana (sim, tem uma versão brasileira, bem fraca, mas não é dela que estamos falando hoje) que, em suas sete temporadas, até agora, ensina incautos a escapar de armadilhas em relacionamentos desenvolvidos online. Catfish, a palavra, é gíria para perfis fake que, pelas mais diversas razões, de carência a golpes envolvendo dinheiro, enganam pessoas através de aplicativos e redes sociais.

Super didático e interessante, o programa acaba de perder um de seus apresentadores, Max Joseph, o grisalho que está sempre com uma pequena câmera na mão. A alegação oficial, aliás, passa justamente pela câmera: Max, já faz tempo, tem equilibrado duas atividades profissionais, já que, além de apresentador do Catfish, também é diretor, produtor e roteirista de cinema. Acabou tendo que fazer uma escolha… e escolheu a tela grande. Deixa o programa ainda este mês.

https://www.instagram.com/p/BmOdEEHHqCS/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

Mas… será que é isso, mesmo? Como uma notícia leva a outra, acabei, por conta da despedida de Max, descobrindo que o programa passou, há alguns meses, por um desses escândalos comuns da nossa época. O outro apresentador, Nev Schulman, foi acusado de assédio por Ayissha Morgan, uma das participantes do programa, em sua quarta temporada, em 2015.

Embora não tenha havido uma acusação formal e ela não tenha citado Nev diretamente (criou para ele um apelido, Jack), os relatos dela no YouTube são vergonhosos. Ayissha, lésbica, contou que, entre outras coisas, Nev chegou a dizer que ela não era homossexual, apenas não tinha feito sexo com o homem certo. Sendo verdade, é cafajestismo no mais alto grau… A acusação, negada pelo apresentador, rendeu, ainda em maio deste ano, uma suspensão do programa e a contratação de um investigador independente. Ele concluiu que a denúncia não formalizada não tinha credibilidade e o programa retomou suas gravações.

Mas fica a dúvida. Talvez a saída de Max Joseph seja mais um passo para o esvaziamento do programa, por conta do escândalo. Difícil saber.  Entre tantos programas sem conteúdo produzidos pela MTV, o Catfish tem tido uma real utilidade pública. É triste que caminhe para o fim sob esse tipo de suspeita.