Dono de restaurante denuncia tentativa de estelionato com cheque em Brusque
Golpe foi evitado nesta quinta-feira, 4
Golpe foi evitado nesta quinta-feira, 4
O proprietário de um restaurante de Brusque evitou um golpe nesta quinta-feira, 4, após uma reserva de R$ 900 paga com R$ 5,2 mil em cheque depositado em caixa eletrônico. Por razões de segurança, o dono do restaurante preferiu não se identificar, e registrou boletim de ocorrência na tarde desta sexta-feira, 5.
Um homem que se identificou como Caio César ligou para o restaurante e quis fazer uma reserva para nove pessoas, com o total de R$ 900. “Ele disse que a empresa em que trabalhava havia liberado R$ 100 para cada um e que queriam fazer uma confraternização no restaurante”, explica o proprietário.
O pagamento foi feito no dia seguinte à reserva. Uma mulher, que se identificou como Lorena, informou que havia feito, por engano, uma transferência no valor de R$ 5,2 mil, e pediu a devolução da diferença da reserva: R$ 4,3 mil.
Ao perceber que o valor estava bloqueado, o dono do restaurante percebeu que se tratava de um cheque depositado em vez de uma transferência, e foi verificar a situação no banco. “O cheque provavelmente é roubado, porque ele chegou na conta e jamais foi descontado”, afirma.
Por telefone, Lorena pediu a devolução do dinheiro, que não foi feita. “Dissemos que o valor estava bloqueado e ela perguntou se a conta não tinha saldo suficiente. Desconfiamos. Como seria feito um depósito de cheque para alguém errado, sem verificar para onde estava sendo o depósito? Então acreditamos que seja um cheque roubado e viemos fazer o boletim de ocorrência. Eles queriam pegar o valor que fosse possível”, explica o dono do restaurante. A reserva, que estava marcada para 19h da última quinta-feira, não foi consumada.
“Lamentamos que dados de conta bancária, CPF e outras informações foram entregues a eles neste processo. Mas queremos avisar, para que as pessoas desconfiem passem por algo parecido”, finaliza o dono do restaurante.