Dois casos de dengue são confirmados em Brusque
Eles são moradores dos bairros Steffen e São Pedro
A Vigilância em Saúde de Brusque confirmou dois casos autóctones (adquiridos no município) de dengue. O primeiro infectado é um homem de 52 anos, morador do bairro Steffen e a segunda é mulher de 36 anos, residente no São Pedro, porém trabalha no Steffen.
Ambos apresentaram os mesmos sintomas, febre, dor de cabeça, náuseas, dores e manchas no corpo. Os dois tiveram atendimento médico e passam bem.
“Realizamos a pesquisa vetorial em um raio de 50 metros das casas dos pacientes. Encontramos focos no Steffen e aplicaremos o inseticida Malathion num raio de 150 metros da casa do primeiro paciente e do local de trabalho do segundo”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.
No momento, Brusque tem 390 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, sendo 61 no bairro Santa Rita, 53 no Centro, 40 no São Luiz, 42 no Santa Terezinha, 19 no Steffen e 16 no Nova Brasília.
“Pedimos que as pessoas redobrem os cuidados com água parada, verifiquem vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e evitem acúmulo de lixo, pois assim podemos romper o ciclo de vida do mosquito. Os ovos podem resistir por condições adversas por mais de um ano”, explica Alícia.
Já são 28 casos suspeitos da doença, nove confirmados, sendo sete importados de outros municípios. “Com a confirmação desses dois casos contraídos em Brusque, as pessoas devem fazer uso do repelente diariamente e reaplicar ao longo do dia”, acrescenta.
Em caso de suspeita de dengue, a Vigilância em Saúde pede que as pessoas procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Os sintomas são febre alta, dores musculares, mal estar, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite.