Doações de empresas viabilizam compra de viaturas para Polícia Militar de Guabiruba

Duas Renault Duster vão reforçar o policiamento do município até o fim do ano

Duas Renault Duster vão reforçar o policiamento do município até o fim do ano

A Polícia Militar de Guabiruba deve contar com duas viaturas SUV novas ainda neste ano. As Renault Duster custaram cerca de R$ 120 mil, com recurso arrecadado junto a empresas locais e por meio de convênio de trânsito. A necessidade é antiga: hoje há quatro viaturas, todas com mais de sete anos de operação.

Além da limitação de veículos para as atividades de prevenção, de rotina e ostensiva, o sargento Weverton Brandão via os gastos com a manutenção aumentar devido à alta quilometragem. O carro com menor uso passa dos 140 mil km rodados e dois dos quatro automóveis possuem mais de 200 mil.

Confira também:
Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco

Eleições 2018: Acompanhe cobertura em tempo real neste domingo, das 8h às 20h

Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição

Os carros mais antigos são um Fiat Palio de 2011, com 190,2 mil de quilometragem e um Ford Fiesta Sedan 2011. Ele já passou dos 214,9 mil km e é o veículo que tem mais problemas. O órgão ainda conta com um segundo Fiat Palio, ano 2013, com 140,3 mil km rodados. Ele é do mesmo ano de um Renault Logan. Este é o mais rodado: 216,1 mil.

Segundo o comandante, ainda não está definido se os novos veículos substituirão os antigos ou se todos serão utilizados.

Busca por alternativas
A preocupação em melhorar a frota tem como base o histórico de Guabiruba. Até 2016, eram duas viaturas para todos os serviços da PM na cidade. O aumento de efetivo desde lá motivou o pedido de mais duas viaturas para o 18º Batalhão da PM em Brusque. Segundo ele, outro ponto a ser considerado é o aumento de demanda com a implantação do policiamento escolar.

Com as recorrentes necessidades de manutenção nos carros usados, o trabalho preventivo acabava afetado. Em alguns momentos, lembra, já houve duas viaturas paradas por reparos ao mesmo tempo.

A aquisição passou a ser uma possibilidade com a abertura de um processo em abril deste ano. No início, pretendiam comprar uma viatura, mas o valor do veículo ficava acima dos recursos contidos com o convênio de trânsito.

A solução encontrada foi recorrer a entidades representativas, como o Núcleo Empresarial de Guabiruba da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). Com a doação de 36 empresas, foi possível completar o valor do novo veículo e adquirir um segundo.

Confira também:
Aulas de Educação Física serão reduzidas na rede municipal de Brusque em 2019

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O Município Blumenau fará transmissão oficial do primeiro desfile da Oktoberfest

Tema prioritário
Segundo o coordenador do núcleo, Maico Tomasi, como o foco dos debates não são setoriais, temas como a segurança pública são recorrentes nos encontros. Entre as iniciativas, destaca o empenho da entidade nas solicitações por mais efetivo na cidade, há cerca de dois anos.

Em 2018, a demanda por melhorias nas viaturas do município estava entre os pontos indicados pelo órgão em encaminhamentos para candidatos nas eleições. “Eles fazem milagres com o que tem.”

A tendência, indica, é que o órgão procure representantes da prefeitura e da Câmara no próximo ano para arredar valores para investir na melhoria dos trabalhos da PM. “As empresas mais uma vez estão assumindo uma responsabilidade do Estado. Já se paga imposto para isso, mas se não está vindo e não está bom para o município, temos que achar alguma maneira.”