Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Dia da Imigração alemã passa batido e sem comemorações em 2021

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Dia da Imigração alemã passa batido e sem comemorações em 2021

Raul Sartori

Esquecimento
Há uma desculpa, a pandemia. Mas não deixa de ser eloquente a falta de qualquer manifestação, antes ou depois de domingo, 25, pela passagem do Dia da Imigração Alemã no Brasil. Os alemães constituem pelo menos 30% da população de SC. Os primeiros se instalaram em São Pedro de Alcântara, que ainda é uma das primeiras colônias alemãs do país. Ali em toda SC se deixou passar a data em vão. Lamentável.

Sem perdão
Não há como perdoar e sim dizer, claramente, que é um atestado completo de incompetência do governo federal, as seguidas faltas de vacinas contra a covid-19 em várias capitais, como Florianópolis, anteontem. Escandaloso.

Lamborghini
Por causa de uma Lamborghini, deflagrou-se ontem a Operação Gallardo, pela Procuradoria da República e Polícia Federal, em Itajaí. Tudo por conta de inconsistências identificadas na aquisição direta do veículo, já apreendido e alienado no âmbito de uma operação anterior, a Oceano Branco. No meio disso há negócios de profissionais em sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. E Itajaí e entorno estão virando um “berço” estadual e nacional no quesito.

Vergonha
O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi reconhecido, ontem, como Patrimônio Mundial da Unesco. O mesmo poderia ter sido o jardim tropical que no início dos anos 1970 ele fez na aterrada Baía Sul, em Florianópolis, e praticamente todo destruído ou desfigurado. No Rio a escolha representa a consagração mundial da principal obra do paisagista. O que se fez na Ilha de SC foi e é exatamente o contrário. Vergonhoso.

Silêncio
No espaço adequado – sua coluna de mensagens dos leitores – não havia até ontem, no jornal “O Globo”, nenhuma manifestação de SC e muito menos do município de Rancho Queimado, cujos moradores foram qualificados como ignorantes pelo colunista Ascânio Seleme, sábado passado, pelos experimentos com o tratamento precoce contra a covid-19. Das duas uma: ou não leem jornal ou concordam com a ofensa desferida.

Parecido
Duas consoantes no sobrenome diferenciam astros da nossa natação de ontem e de hoje. Nas redes sociais o catarinense Fernando Scherer tem sido confundido com o gaúcho Fernando Scheffer, que ganhou medalha de bronze nos 200 metros libre da natação nas Olimpíadas de Tóquio.

Skate
A propósito do sucesso do skate street do Brasil nas Olimpíadas, a Prefeitura de Florianópolis anunciou ontem que vai construir a maior pista da modalidade no país, com de 2.068 m2, em frente ao shopping Villa Romana (ex-Iguatemi). O projeto está pronto, com recursos assegurados e já indo para licitação.

Estrela
Na mídia esportiva brasileira em Tóquio, há atenções sobre o florianopolitano Pedro Barros, 26 anos, skatista, candidato à medalha. Mas não só por isso. Ficou muito conhecido como protagonista da série “Enjoy the Ride”, lançada este ano, que foca sua linda trajetória.

Destinos
A maior operadora do país, a CVC, acaba de lançar novos roteiros rodoviários pelo Brasil. E SC está entre as novidades, com pacote de oito dias de duração. O roteiro começa em Florianópolis e passa por Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Blumenau e Pomerode. Inclui hospedagem com café da manhã, traslado (chegada/ partida), viagem em ônibus turístico, visitas guiadas na Serra, city tour em Blumenau e visita a Pomerode e região, com custo de R$ 2.128 por pessoa.

Canudo
Só não faz universidade quem não quer. A Unesc, de Criciúma, que é uma universidade comunitária, acaba de lançar três novos cursos de graduação com o perfil de licenciatura: Ciências da Religião, Química e Letras Língua Inglesa, com possibilidade de bolsas de 100% no valor da mensalidade e adicional de R$ 400 como auxílio.

Prisão
As coisas começam a mudar contra criminosos no volante. O TJ-SC negou liberdade a um motorista preso preventivamente após provocar acidente que, embriagado, causou duas mortes e feriu gravemente uma terceira pessoa em cidade do Oeste de SC. Sua defesa alegou ser ele primário, ter residência fixa e ocupação lícita. Dizem que o inferno está lotado de bem intencionados.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo