Despreparo de agentes públicos contribui para falta de transparência nas prefeituras
Na apuração da reportagem sobre os salários dos prefeitos de Santa Catarina, publicada na semana passada, todas as prefeituras divulgavam os valores em seus portais da transparência, umas de forma mais clara, outras com um pouco menos de clareza. Leia também: Por que a Secretaria de Saúde tem dificuldades na contratação de médicos Onde estão […]
Na apuração da reportagem sobre os salários dos prefeitos de Santa Catarina, publicada na semana passada, todas as prefeituras divulgavam os valores em seus portais da transparência, umas de forma mais clara, outras com um pouco menos de clareza.
Leia também:
Por que a Secretaria de Saúde tem dificuldades na contratação de médicos
Onde estão e como atendem as instituições cuidadoras de idosos em Brusque
A única exceção foi a Prefeitura de São José, cujo portal da transparência está fora do ar temporariamente, justamente para resolução de problemas ensejados pela falta de transparência.
O jornal O Município, então, solicitou apoio do Observatório Social de São José (OSSJ) para obter as informações sobre o salário da prefeita e dos secretários. João Alfredo Freitas Gomes, presidente do OSSJ, informou que telefonou ao secretário de Administração, sem se identificar, e foi muito mal atendido, chegando a pessoa a informar que não poderia passar esse tipo de informação, como se não fosse uma obrigação contida na Lei de Acesso à Informação.
Leia também:
Anjos do Peito auxiliará na criação de posto de coleta de leite no litoral
Saiba quem está impedido de ser mesário nas eleições de 2018
Isso revela a falta de preparo e de boa vontade dos gestores públicos para com a população em geral. Tivesse o presidente do OSSJ se identificado, certamente o tratamento dispensado teria sido outro.