GALERIA – Desfile do Presépio Vivo em Guabiruba encanta moradores
Ação é organizada pela comunidade Nossa Senhora Aparecida
Na noite desta quinta-feira, 23, os moradores e visitantes de Guabiruba puderam se encantar com o desfile do Presépio Vivo. O evento tradicional, que ocorre há mais de 30 anos, percorreu as ruas da cidade.
O desfile é organizado pelo Conselho Pastoral Comunitário (CPC) da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Os carros, alegórico com o presépio e decorados, partiram da capela às 19h. O trajeto passou pela rótula do bairro Lageado Baixo e durou cerca de 2h30.
Ricardo José Schlindwein está na organização desde as primeiras edições do evento, que surgiu no início dos anos 90. Para ele a “emoção de transmitir a mensagem e a alegria do Natal” é o principal motivo de sempre participar. Ricardo também destaca que o desfile reforça o verdadeiro sentido do Natal com o presépio vivo que representa o nascimento de Jesus Cristo.
Neste ano o casal Maria e José foi encenado por um casal de namorados da vida real. Kelvin Cristofer Cunha, de 19 anos, foi quem convidou Luana Gabrieli Faria, de 21 anos, para participar do desfile.
O José deste ano já está em sua quarta edição do desfile, mas em anos anteriores Kelvin ocupava outros papéis do presépio. Sua expectativa era grande, ele destaca que o casal é o foco do presépio e o símbolo do Natal.
Esse ano foram distribuídos mais de 400 quilos de balas. Durante a reunião final um dos organizadores destacou que os doces só estariam disponíveis no último veículo do desfile para evitar que crianças fossem para a estrada ao longo da carreata.
Antes dos veículos saírem da Capela da Nossa Senhora Aparecida, o grupo se reuniu em oração. Entre os recados finais dos organizadores foi o pedido para que todos que estivessem em cima dos transportes cuidassem para evitar quedas.
Entre os espectadores do desfile estava um grupo de amigos que anualmente se reúne para troca de presentes. Neste ano eles conseguiram conciliar a brincadeira de amigo secreto com o desfile e todos puderam prestigiar a apresentação.
Carmen Zeitz, moradora de Guabiruba, faz parte do grupo de amigos e destaca que não perde nenhum dos eventos de Natal que acontecem na cidade. “São os melhores dias do ano. Eu, sinceramente, não saio da Guabiruba nesses dias por nada nesse mundo.”, afirma.
Além do presépio e de diversos papais noeis, o desfile contou com a presença dos Pelznickel. Os personagens natalinos participaram em um veículo próprio, mas também andavam pelas ruas acompanhando a carreata. Eles passavam cumprimentando os espectadores, assustando algumas crianças e fazendo a clássica pergunta “Você se comportou?”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube