Defesa Civil registra mais de 20 ocorrências em Brusque e atualiza sobre o nível do rio
Duas famílias ficaram desalojadas no bairro Santa Luzia
No final da tarde desta quarta-feira, 10, a Defesa Civil de Brusque emitiu um boletim atualizando sobre as ocorrências registradas nas últimas 24h por conta da passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina. Além disso, o informe trouxe a medição mais recente do nível do rio Itajaí-Mirim.
Conforme a Defesa Civil, foram registradas 24 ocorrências em diferentes bairros de Brusque.
– Oito deslizamentos em residências: nos bairros Azambuja, Cedrinho, Primeiro de Maio, Santa Luzia, Santa Terezinha, Souza Cruz, Volta Grande e Nova Brasília;
– Oito quedas de árvores: nos bairros Cedro Alto, Primeiro de Maio, Souza Cruz, Santa Luzia, Limeira Alta e Zantão;
– Três danos em edificações por conta dos ventos: nos bairros Centro I, Limeira Alta e Limeira Baixa;
– Um deslizamento em via pública: no Souza Cruz;
– Uma queda de poste: no Águas Claras;
– Uma queda de muro: no São Pedro;
– Um alagamento em residência: no São Luiz;
– Uma queda de outdoor: Santa Terezinha.
Além dessas ocorrências registradas, duas famílias ficaram desalojadas devido ao clima. Foi um total de seis pessoas moradoras do bairro Santa Luzia que tiveram suas residências interditadas temporariamente.
Chuva e nível do rio
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva em Brusque nas últimas 24h é de 75,72 mm. Em Vidal Ramos no mesmo período foram registrados 25,9 mm; Presidente Nereu 17,6 mm e em Botuverá 40,41 mm.
Em relação ao nível do rio Itajaí-mirim, a situação é de normalidade, sendo que nas últimas horas a vazão tem registrado queda. O pico foi as 15h30 com 3,30 metros. As 17h era de 3,28 metros.
A Defesa Civil alerta que permanece a vigência do alerta estadual para a possibilidade de chuva de intensidade moderada e rajadas de ventos, para o baixo e médio Vale do Itajaí nas próximas 24h.
Qualquer ocorrência, o morador pode acionar os telefones 199, ou 193.