Defesa Civil de Brusque realiza dez atendimentos devido às fortes chuvas na região
Órgão está acompanhando o volume elevado de chuvas na cidade
Durante as fortes chuvas que assolam a região do Vale do Itajaí na madrugada deste sábado, 11, a Defesa Civil e a Guarda de Trânsito de Brusque acompanharam e monitoraram as ocorrências ocasionadas pela situação no município.
Veja mais: Forte chuva causa estragos e atinge aproximadamente 120 pessoas em Brusque
Segundo o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, foram realizados 10 atendimentos, entre deslizamentos, quedas de árvores em vias, quedas de muros e alagamentos.
Conforme explica Reis, neste primeiro momento o foco foi para estas situações particulares, minimizando a possibilidade de o rio Itajaí-Mirim sair da calha. “A princípio, enchente não é nosso foco, e sim as chuvas torrenciais por causa dos pontos de alagamentos”.
As situações pontuais ocorreram porque algumas regiões da cidade, principalmente os bairros Zantão e Bateas, receberam quantidade elevada de chuva em pouco tempo. Segundo o diretor da Defesa Civil, foram quase 70 milímetros de chuva em uma hora.
Eder Carlos, supervisor da GTB, explicou que a guarda está fazendo sinalizações pontuais nos locais com alagamento. “A GTB atuará a noite inteira. Temos informações de que o tráfego nas ruas São Pedro e na avenida Otto Renaux está complicado devido às cheias”.
A Defesa Civil e a GTB disponibilizam, no momento, o número 199 para que se possa registrar algum tipo de problema devido à chuva em Brusque.
Desalojados
Uma ocorrência de maior gravidade foi registrada na rua Ponta Russa, bairro de mesmo nome. No local, uma residência mista acabou sendo arrastada pelas águas. A Defesa Civil de Brusque se faz presente e presta o acompanhamento necessário para a família. Não há informação de feridos.
No bairro Limeira, outra família ficou ilhada e necessitou do auxílio da Defesa Civil para a retirada dos moradores.
Obras
Mesmo durante a noite, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está com equipes na rua para minimizar os efeitos estruturais.
Pontos interditados na madrugada
Primeiro de Maio, na altura da Sociedade Beneficente;
Travessa Dom Joaquim;
Poço Fundo (Geral);
Felipe Heckert (Rua Nova Trento);
Rodovia Antônio Heil, próximo da Fip;
Rua Itajaí;
Loteamento Dom Nelson;
Travessa Santa Cruz;
Vitor Meireles;
Otto Renaux;
Estrada Geral da São Pedro;
Alberto Muller;
Guarani;
Luiza Pereira;
Padre Antônio Eising;
Alguns pontos do bairro Steffen;