CVV pretende iniciar atendimento em Brusque em agosto
Entidade está trabalhando nas questões administrativas e aguarda uma resposta da prefeitura sobre cessão de espaço
Entidade está trabalhando nas questões administrativas e aguarda uma resposta da prefeitura sobre cessão de espaço
O Centro de Valorização da Vida (CVV) pretende iniciar o atendimento em Brusque até agosto. A organização sem fins lucrativos que presta apoio emocional visando a prevenção do suicídio, no momento, está organizando a parte burocrática para a instalação no município.
O coordenador de expansão do centro, João Régis da Silva, esteve em Brusque na semana passada para participar de uma reunião onde foram feitas as indicações das pessoas que devem compor a diretoria da entidade na cidade.
“Estamos trabalhando no estatuto, temos que fazer o registro em cartório e só depois quando estiver oficializado, divulgaremos para a comunidade os membros da diretoria”, diz.
Apesar de a entidade já estar com a questão administrativa avançada, ainda não há uma definição sobre o local onde será a sede da organização em Brusque. Silva afirma que está aguardando uma resposta da prefeitura, que se interessou pela ideia e ficou de ceder um espaço para o CVV atuar na cidade.
O CVV já chegou a atuar em Brusque há alguns anos. Naquela época, o posto de atendimento ficava no primeiro andar da rodoviária. “Logo que iniciamos o trabalho para instalar o CVV em Brusque entramos em contato com a Secretaria de Saúde, que logo se prontificou a nos auxiliar na questão do espaço”.
Silva destaca que mesmo ainda em fase embrionária, a instalação do CVV tem uma boa aceitação da comunidade. De acordo com ele, muitas pessoas já estão entrando em contato com a intenção de trabalhar como voluntários.
“Hoje, as pessoas estão se antenando sobre o assunto, há uma conscientização maior sobre a depressão, o suicídio e com o CVV na cidade, terá uma visibilidade ainda maior”.
Para aqueles que têm interesse em auxiliar a entidade, será realizado um treinamento no dia 25 de junho, das 8h30 às 18h, em local ainda a ser definido. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail expansao@cvv.org.br ou pelo telefone 141, com atendimento em Blumenau.
“Estamos bastante otimistas com a implantação do CVV em Brusque e esperamos que a comunidade desperte para este novo serviço. Muitas vezes, a própria família não sabe que a pessoa precisa conversar e nossos voluntários estarão à disposição para atender via telefone, Skype ou pessoalmente, tanto em momentos ruins, quanto em momentos bons”.
O CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
O CVV está presente em 18 estados mais o Distrito Federal. Esses contatos são feitos pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.