Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência visitam a Câmara de São João Batista
Eles entregaram sugestões de indicações ao presidente do Legislativo
As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de São João Batista, visitaram a Câmara de Vereadores na tarde de quinta-feira, 12. Eles foram recepcionados pelo presidente Éder Vargas e os vereadores Ademir José Rover e José Bernardino Marquato.
Vargas conversou com os alunos e explicou sobre os trabalhos do Poder Legislativo, as funções e atividades realizadas. Também desenvolveu uma dinâmica com os pequenos que tiveram um momento de vereador, usaram a tribuna, ocuparam as cadeiras e a criança mais velha foi eleita a presidente, conduzindo uma sessão simbólica.
Projeto Cidadão
A secretária de Assistência Social Rosane Sartori Rosa se fez presente, assim como as professoras que desenvolveram o projeto, Fernanda, Gabriela e Itamara. A equipe da Secretaria de Assistência Social destacou que desde o dia 13 de agosto iniciou o Projeto Cidadão.
Durante esse período foram visitados todos os bairros da cidade com o objetivo de propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, além de estimular a participação na vida pública e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social.
Antes de iniciar as visitas, foram dadas as orientações para que cada criança e adolescente observassem as vulnerabilidades e as potencialidades dominantes em cada bairro. “Nos deparamos com alguns problemas, mas também encontramos muitas coisas boas”, disse a jovem Fernanda Helena Cardoso, que é usuária do programa e também vereadora mirim.
Em relação a alguns problemas vistos e anotados pelos alunos, eles escreveram e entregaram na Casa Legislativa para serem analisados e virarem indicações.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
É um serviço da Proteção Social Básica do SUAS (Lei n°12.435/2011) referenciado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e complementar ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF ou pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI.
É ofertado de modo contínuo e ininterrupto. Organiza-se em grupos, considerando as especificidades do seu ciclo de vida, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, com objetivo de desenvolver seu sentimento de pertence e de identidade.