Covid-19: secretário explica situação de casa onde moram 26 pessoas, em Brusque

Sete pessoas que moram no local estão contaminadas com Covid-19

Covid-19: secretário explica situação de casa onde moram 26 pessoas, em Brusque

Sete pessoas que moram no local estão contaminadas com Covid-19

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, explicou ao O Município na manhã desta terça-feira, 19, sobre a situação da casa onde moram 26 pessoas, das quais sete estão infectadas pela Covid-19, o novo coronavírus.

Segundo o secretário todas as pessoas que moram na residência tem algum vínculo parental. Eles são migrantes, vindos de outro estado do país, que vieram ao município em busca de trabalho. “São pessoas de bem, relativamente estáveis financeiramente até o presente momento”, complementa.

Fornari diz que trata-se de uma casa comum, transformada em pequenos quartos, quase que como um hotel. “Tem áreas comuns de utilização, onde temos o que não fazer em termos de pandemia em função da aglomeração”, comenta.

Por conta do grande número de pessoas vivendo em uma residência, o secretário diz que a Defesa Civil foi acionada para verificar a situação. Além disso, também estão investigando se há aluguel de forma irregular.

Com relação à família de 13 pessoas mencionada pelo secretário na sexta-feira, 15, não há informações detalhadas, assim como a casa onde moram nove pessoas. Cada uma dessas famílias tem uma pessoa infectada por coronavírus, já confirmadas pelo teste.

A situação preocupa o secretário porque a aglomeração é propícia para a transmissão do vírus. A suspeita é de que pessoas, que continuam trabalhando, tenham se contaminado e, por conta da aglomeração, a Covid-19 se espalhou dentro da residência.

Todos os moradores estão sendo testados. No entanto, para não sobrecarregar o sistema, a Secretaria de Saúde está aplicando o exame de forma escalonada.

Estudo social

O secretário de Saúde conta que agora a prefeitura quer realizar um estudo social junto a Secretária de Assistência Social para verificar se há um padrão entre essas casas com grande volume de moradores.

Há uma com nove pessoas e outra com 13, cada uma com um paciente infectado com Covid-19. Em entrevista nesta segunda-feira, 18, Fornari explicou que a intenção é levantar informações para traçar estratégias e encontrar soluções.