Covid-19: Secretaria de Educação de Brusque esclarece novos protocolos para afastamento e suspensão de aulas

Sinseb afirma que professores estariam voltando para escolas antes do fim do período de isolamento

A secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, explicou nesta segunda-feira, 5, que uma nova nota informativa relativa aos prazos de afastamentos nas escolas, relacionados a casos confirmados ou suspeitos de Covid-19, foi recebida pelo órgão no último dia 22. Com isso, alguns procedimentos foram alterados.

Nesta semana, o presidente do Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb), Orlando Soares Filho, divulgou vídeo nas redes sociais com suposta denúncia que professores teriam voltado a trabalhar antes de um período de isolamento após terem contato com pessoas com Covid-19 no CMEI Laura Cattani, no bairro Paquetá.

Segundo o presidente do sindicato, funcionários da escola informaram ao Sinseb que professores estavam voltando a trabalhar antes dos 14 dias e que não estava sendo cumprida a norma informativa do governo do estado com as diretrizes para o retorno das aulas presenciais.

A entidade fez uma denúncia relatando o que foi informado pelos servidores. Segundo Soares Filho, a resposta da Secretaria de Educação de Brusque é de que estavam a par da situação no Laura Cattani, mas que constava que “todo o procedimento está correto”.

O Sinseb contesta a posição da secretaria. Soares Filho afirma que o sindicato realizou um boletim de ocorrência e que estuda entrar com uma representação no Ministério Público.

A secretária explica que a nova nota informativa, recebida dia 22, repassada a todas as escolas da cidade dois dias depois, após análise.

Eliani explica que esta nova nota, que foi lançada pelos órgãos de saúde estaduais, traz informações técnicas diante de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 para todos os níveis de ensino. De acordo com a secretária, anteriormente, as portarias não traziam referência à suspensões de turmas, apenas isolamento de quem estava positivo.

“Na educação infantil, foi alterado (o procedimento). Quando um componente estiver com suspeita ou com comprovação, vai ficar 14 dias com as atividades suspensas ou até que se confirme. Se for negativo, pode retornar antes do prazo. Fizemos uma reunião dia 31 com todos os diretores para alinhar algumas situações, porque cabe interpretações à medida que os cargos vão surgindo. Foi uma normativa nova, e, a nosso ver, cumprimos o que estava definido”.

De acordo com a secretária, a turma do Infantil do 2B no Laura Cattani teve as aulas suspensas no dia 24 de março porque uma monitora apresentou sintomas da Covid-19, o que foi comprovado como positivo dia 25.

“As duas professoras fizeram o teste nos dias 26 e 29 e tiveram resultado negativo. A professora de sala voltou para a unidade e permaneceu em uma sala fazendo as atividades dela, mas não teve contato com outras crianças ou profissionais. As barreiras sanitárias foram mantidas”.

A secretária explica que o órgão tem o atestado da professora, que testou negativo tanto para o IGM, quanto para o IGG. “Quando isso acontece, fica descartada a infecção naquele momento em que ela fez o teste. Na nossa ótica, todos os passos foram respeitados”.

Eliani conta que esta e outras 37 turmas estão com atividades suspensas aguardando resultado.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube