Covid-19: Guabiruba adota novos critérios para afastamentos em casos da doença

Medidas foram adotadas após reunião do Médio Vale do Itajaí

Covid-19: Guabiruba adota novos critérios para afastamentos em casos da doença

Medidas foram adotadas após reunião do Médio Vale do Itajaí

Na quarta-feira, 19, secretários de Saúde dos 14 municípios da região do Médio Vale do Itajaí, se reuniram e deliberaram sobre Covid-19. Na reunião foram estabelecidas novas medidas de de afastamento no trabalho em casos positivos da doença, sintomáticos, assintomáticos e contatos.

Os novos critérios estabelecidos foram adotados pela Prefeitura de Guabiruba. Entenda como funcionará:

Para quem testou positivo para Covid-19:

Sintomáticos: O afastamento deve ocorrer por sete dias a partir da data de início dos sintomas, desde que não apresente febre e não utilize medicamentos antitérmicos há pelo menos 24h e com sintomas respiratórios em remissão.

Assintomáticos: O afastamento deve ocorrer por cinco dias a partir da data da coleta da amostra.

Pessoas com síndrome respiratória e imunossuprimidos: 20 dias de afastamento a partir do início dos sintomas desde que não apresente febre e não utilize medicamentos antitérmicos há pelo menos 24h e com sintomas respiratórios em remissão.

Contatos próximos e/ou domiciliares de casos suspeitos/confirmados de COVID-19:

Sintomáticos: Sete dias a partir da data de início dos sintomas desde que não apresente febre e não utilize medicamentos antitérmicos há pelo menos 24h e com sintomas respiratórios em remissão.

Assintomáticos: Cinco dias a contar do último contato desprotegido com o caso suspeito/confirmado, sem a necessidade de realizar teste ao final do período. Considerar a data do atendimento médico do caso suspeito/confirmado.

Trabalhadores de estabelecimentos de Saúde:

Em caso de contatos próximos e/ou domiciliares de casos suspeitos/confirmados de Covid-19:

Assintomáticos: Não requer isolamento. Recomenda-se que sejam testados imediatamente e de cinco a sete dias após a exposição

A Vigilância Epidemiológica de Guabiruba ainda informa que não serão mais realizados os retestes (teste de Covid-19 após o isolamento), nem testes para festas e viagens, visto a quantidade reduzida de materiais para realizá-los.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube